INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11288

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento. Formação docente. Tecnologias. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo denominado “Estado do Conhecimento” de caráter bibliográfico, é realizar uma análise e reflexão acerca da inserção de novas tecnologias no contexto escolar e como essas mídias digitais podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A pesquisa discorre sobre a importância da formação inicial e a formação continuada dos professores da educação básica, o desenvolvimento de planejamentos de aula de forma atrativa, utilizando métodos distintos e novas maneiras de ensinar, considerando a infraestrutura e a realidade das escolas públicas brasileiras. A investigação ocorreu no período entre outubro de 2022 a janeiro de 2023, utilizando como fonte de pesquisa o Portal da CAPES, considerando os últimos 10 anos de trabalhos publicados na área de tecnologias, aprendizagem e formação de professores.

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Biografia do Autor

Eliara Maria Bandiera, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen-RS. Mestra em Educação pela URI - Campus de Frederico Westphalen/RS. Professora efetiva da rede pública estadual de SC e professora da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina).

Camila Aguilar Busatta, URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Graduada em Licenciatura em Química pela PUCRS, com Mestrado e Doutorado em Química pela UFRGS. Pós Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW. É professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

 

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

BANDIERA, Eliara Maria; BUSATTA, Camila Aguilar. INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11288, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11288. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11288. Acesso em: 21 abr. 2025.