PRÁTICAS COM BEBÊS NA ROTINA DA CRECHE:
RELATO DE PROFESSORAS E AUXILIARES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11273Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Planejamento, Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar, CrecheResumo
As práticas realizadas pelos educadores de creches, fundamentadas em um currículo que oferece experiências de aprendizagem e a partir do planejamento dos professores e pela organização do trabalho dos auxiliares de desenvolvimento escolar (ADE), favorecem o desenvolvimento dos bebês. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as práticas e a mediação de professoras e ADE na rotina de bebês no contexto de creche. Foram entrevistadas seis professoras e sete ADE de três escolas de um município do interior do estado de São Paulo e a análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que as professoras realizam práticas pedagógicas potentes para o desenvolvimento infantil, assim como os ADE, por meio do trabalho desempenhado; ambos com foco na articulação entre o cuidar e o educar.
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