PRÁTICAS COM BEBÊS NA ROTINA DA CRECHE:

RELATO DE PROFESSORAS E AUXILIARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11273

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Planejamento, Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar, Creche

Resumo

As práticas realizadas pelos educadores de creches, fundamentadas em um currículo que oferece experiências de aprendizagem e a partir do planejamento dos professores e pela organização do trabalho dos auxiliares de desenvolvimento escolar (ADE), favorecem o desenvolvimento dos bebês. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as práticas e a mediação de professoras e ADE na rotina de bebês no contexto de creche. Foram entrevistadas seis professoras e sete ADE de três escolas de um município do interior do estado de São Paulo e a análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que as professoras realizam práticas pedagógicas potentes para o desenvolvimento infantil, assim como os ADE, por meio do trabalho desempenhado; ambos com foco na articulação entre o cuidar e o educar.

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Biografia do Autor

Fernanda Delai Lucas Adurens, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília. Psicóloga pelo Centro Universitário Filadélfia. Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial.

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Habilitação Pedagógica e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora e Mestre em Educação e Pedagoga com habilitação em deficiência física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília.

Débora Deliberato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bolsista Produtividade CNPq. Professor Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Livre-docente pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas, Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

ADURENS, Fernanda Delai Lucas; MASSARO, Munique; DELIBERATO, Débora. PRÁTICAS COM BEBÊS NA ROTINA DA CRECHE:: RELATO DE PROFESSORAS E AUXILIARES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11273, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11273. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11273. Acesso em: 5 dez. 2025.