CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI À INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11265

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Psicologia Histórico-Cultural. Vigotski. Educação

Resumo

Este artigo, cuja metodologia é de caráter teórico, tem como objetivo apresentar os pressupostos inclusivos presentes na Teoria Histórico-Cultural do psicólogo russo Lev Semenovich Vigotski, discutindo sua relevância e aplicabilidade no contexto da educação brasileira contemporânea. Enfatiza-se a compreensão social do conceito de deficiência e discute-se os conceitos de diversidade e de diferença no âmbito da escola brasileira. A inclusão constitui um desafio que demanda a transformação não apenas dos ambientes escolares, mas sobretudo dos pressupostos ontológicos e epistemológicos que subjazem e fundamentam as práticas educacionais em sala de aula. Conclui-se, assim, que a Teoria Histórico-Cultural vigotskiana constitui um importante aporte, enfatizando o potencial da inclusão escolar enquanto promotora de vias indiretas de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, resultando na aprendizagem e na ampla participação social desses e de todos os estudantes.

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Biografia do Autor

Paula Maria Ferreira de Faria, UFPR; Faculdade Herrero

Pós-doutorado em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Doutora e Mestre em Educação (UFPR) – bolsista CAPES-PROEX. Coordenadora e docente do Curso de Psicologia (Faculdade Herrero). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEN – UFPR).

Denise de Camargo, Dra., UFPR; UTP

Doutora e Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Psicóloga. Professora sênior (UFPR) e professora titular do Mestrado em Psicologia (UTP).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de. CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI À INCLUSÃO ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11265, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11265. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11265. Acesso em: 5 dez. 2025.