CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI À INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11265Palavras-chave:
Inclusão escolar. Psicologia Histórico-Cultural. Vigotski. EducaçãoResumo
Este artigo, cuja metodologia é de caráter teórico, tem como objetivo apresentar os pressupostos inclusivos presentes na Teoria Histórico-Cultural do psicólogo russo Lev Semenovich Vigotski, discutindo sua relevância e aplicabilidade no contexto da educação brasileira contemporânea. Enfatiza-se a compreensão social do conceito de deficiência e discute-se os conceitos de diversidade e de diferença no âmbito da escola brasileira. A inclusão constitui um desafio que demanda a transformação não apenas dos ambientes escolares, mas sobretudo dos pressupostos ontológicos e epistemológicos que subjazem e fundamentam as práticas educacionais em sala de aula. Conclui-se, assim, que a Teoria Histórico-Cultural vigotskiana constitui um importante aporte, enfatizando o potencial da inclusão escolar enquanto promotora de vias indiretas de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, resultando na aprendizagem e na ampla participação social desses e de todos os estudantes.
Downloads
Referências
AINSCOW, M.; DYSON, A.; WEINER, S. From exclusion to inclusion: ways of responding in schools to students with special educational needs. Manchester: CfBT Education Trust, 2013.
BARROCO, S. M. S. Vygotski’s theories on Defectology: contributions to the special education of the 21st century. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 374-384, 2018.
BECKER, C.; ANSELMO, A. G. Modelo social na perspectiva da educação inclusiva. Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 1, p. 90-108, 2020.
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. 3. ed. Tradução de: SANTOS, M. P. dos; ESTEVES, J. B. Rio de Janeiro: LaPEADE, 2012.
DAINEZ, D.; FREITAS, A. P. de. Concepção de educação social em Vigotski: apontamentos para o processo de escolarização de crianças com deficiência. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 3, p. 145-156, 2018.
EVANS, P. Algumas implicações da obra de Vygotsky na Educação Especial. In: DANIELS, H. (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Tradução de: MARTINS, M. S.; CESTARI, E. J. Campinas: Papirus, 1994. p. 69-89.
FARIA, P. M. F. de; CAMARGO, D. de. As emoções do professor frente ao processo de inclusão escolar: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 2, p. 217-228, abr./jun. 2018a.
FORLIN, C. Reframing teacher education for inclusion. In: FORLIN, C. (Ed.). Teacher education for inclusion: changing paradigms and innovative approaches. New York: Routledge, 2010. p. 3-12.
GIEST, H. Vygotsky’s defectology: a misleading term for a great conception. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 334-346, 2018. doi: 10.15448/1981-2582.2018.3.31725
GOMES, C.; GONZÁLEZ REY, F. L. Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicol., Ciênc. Prof. (Impr)., Brasília, v. 27, n. 3, p. 406-417, 2007.
GOMES, N. L. Desigualdades e diversidade na educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 687-693, 2012. doi: 10.1590/S0101-73302012000300002
MANTOAN, M. T. E. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inc. Soc., Brasília, v. 10, n. 2, p. 37-46, 2017.
MANTOAN, M. T. E. O direito à diferença nas escolas – questões sobre a inclusão escolar de pessoas com e sem deficiências. Educação Especial, Santa Maria, n. 23, p.1-5, 2004. doi: 10.5902/1984686X
MEIRA, M. E. M. Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente. Ciência & Educação, Bauru, v. 5, n. 2, p. 61-70, 1998. doi: 10.1590/S1516-73131998000200006
MENDES, E. G. A pesquisa sobre inclusão escolar no Brasil: será que estamos caminhando de fato na busca de soluções para os problemas? In: JESUS, D. M. de: BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. (Orgs.). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: EDUFES, 2012. p. 167-178.
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Carlos: EUFSCar, 2014.
MITTLER, P. Working towards inclusive education: social contexts. New York: David Fulton Publishers, 2000.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 139-155.
RATNER, C. Marxist psychology, Vygotsky’s cultural psychology, and Psychoanalysis: the double helix of science and politics. In: RATNER, C.; SILVA, D. N. H. (Eds). Vygotsky and Marx: toward a Marxist psychology. London; New York: Routledge, 2017. p. 27-108.
RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, 2013.
SAMPAIO, C. T.; SAMPAIO, S. M. R. Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salvador: EDUFBA, 2009.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000a. p. 73-102.
SILVA, T. T. da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000b.
STETSENKO, A. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodology. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. 32-41, 2016.
VALLE. J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Tradução de: RODRIGUES, F. de S. São Paulo: AMGH Editora, 2014.
VENÂNCIO, A. C. L.; FARIA, P. M. F. de; CAMARGO, D. de. A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-cultural. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-23, 2020.
VERESOV, N. ZBR and ZPD: is there a difference? Cultural-historical psychology, Moscow, v. 13, n. 1, p. 23-36, 2017b.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, 2011.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed., 9. reimp. Tradução de: CIPOLLA NETO, J.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. São Paulo: Martins Fontes, 2017a. (Original publicado em 1933)
VIGOTSKI, L. S. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e44003001, 2018a. (Original publicado em 1931)
VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Tomo cinco: fundamentos de defectologia. Tradução de: Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel: EDUNIOESTE, 2019.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 2. ed. Tradução: BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 2004a. (Original publicado em 1924)
VIGOTSKI, L. S. Sobre o problema da psicologia do trabalho criativo do ator. The collected works of L. S. Vygotsky. Tradução de: DELARI JÚNIOR, A. New York; Boston; Dordrecht; London; Moscow: Kluwer Academic; Plenum Publishers, 1999c. (Original publicado em 1936)
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, 2014.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II: problemas de psicología general. Madrid: A. Machado Libros, 2001b.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
