A LITERATURA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA:
UMA PROPOSTA POR MEIO DA OBRA O QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11175Palavras-chave:
Conceitos geográficos., Linguagem literária., Interdisciplinaridade.Resumo
A Geografia desenvolve estudos que se relacionam com diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Literatura. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi apresentar a Literatura como um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da Geografia por meio da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada” escrita por Carolina Maria de Jesus. Desenvolvendo desse modo a comunicação entre Geografia e Literatura. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados autores como: Cavalcanti (2008), Pires (1998), Moraes e Callai (2012), entre outros. Por meio da seleção de fragmentos da obra foi possível vislumbrar algumas de suas potencialidades para o ensino-aprendizagem da Geografia, aliando-se da linguagem literária com conceitos próprios da ciência geográfica, tendo como base autores como: Santos (1988), Castro (1984), Tuan (2015), entre outros.
Downloads
Referências
BASTOS, Gilda de Almeida. O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita. Dissertação (mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Vitória, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/899/DISSERTA%C3%87%C3%83O_G%C3%AAnero_Di%C3%A1rio_Express%C3%A3o_Emocional_Leitura.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 18 de abr. 2022.
BERTRAND, C.; BERTRAND, G. Uma Geografia transversal e de travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Maringá: Ed. Massoni, 2009.
CAPARRÓS, Martín. A FOME. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
______. A geografia escolar e a cidade: Ensaio sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
EXTRA. A dor da fome: capa do jornal Extra ganha repercussão internacional. Disponível em:<https://extra.globo.com/noticias/rio/a-dor-da-fome-capa-do-jornal-extra-ganha-repercussao-internacional-25222868.html>. Acesso em: 23 de jul, 2022.
FERRÉZ (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
FURLANETTO, Beatriz Helena. PAISAGEM SONORA DO BOI-DE-MAMÃO NO LITORAL PARANAENSE: A FACE OCULTA DO RISO. Tese. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36780/R%20-%20T%20-%20BEATRIZ%20HELENA%20FURLANETTO.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 14 de dez. 2022.
G1. ‘Até o feijão nos esqueceu’: o livro de 1960 que poderia ter sido escrito nas favelas de 2021. Disponível em:<https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/05/17/ate-o-feijao-nos-esqueceu-o-livro-de-1960-que-poderia-ter-sido-escrito-nas-favelas-de-2021.ghtml>. Acesso em: 23 de jul. 2022.
II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: II VIGISAN : relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. -- São Paulo, SP : Fundação Friedrich Ebert : Rede PENSSAN, 2022. Disponível em: , https://static.poder360.com.br/2022/06/seguranca-alimentar-covid-8jun-2022.pdf>. Acesso em: 23 de jul. 2022.
JESUS. Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática 2014.
KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Curitiba: Interação Psicologia. v. 5, p. 133-171, 2001.
LITERAFRO. Carolina Maria de Jesus. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/58-carolina-maria-de-jesus>. Acesso em: 12 de abr. 2022.
MORAES, Maristela Maria de.; CALLAI, Helena Copetti. As possibilidades entre literatura e geografia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 14, 2012, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta, 2012. v. 14, p. 1 – 14.
PIRES, Marília Freitas de Campos. Education and the historical and dialectical materialism. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.
______. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998.
BRITO, Marcos Roberto Cotrim ; Rennó, Alexandre Nicolas . A favela da geografia: análise e uso do conceito de favela. In: 12º EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en Trabsformación, 2009.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
______. Pobreza Urbana. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 2009.
SANTOS, Rosselvelt José; KINN, Marli Graniel; COSTA, Cláudia Lúcia da. Capítulo 2 - Ensino de Geografa e novas linguagens.. In: Coordenação, Marísia Margarida Santiago Buitoni. (Org.). Coleção Explorando o Ensino. Brasil: Ministério da Educação, 2010, v. 22, p. 43-60.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP). Disponível em: https://uenp.edu.br/noticias/item/2046-uenp-divulga-nova-lista-de-livros-para-o-vestibular-2019. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP). Vestibular 2020: Conteúdo programático. Disponível em: https://vestibular.uenp.edu.br/2020/docs/anexoii-conteudo-programatico.pdf. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Leituras Obrigatórias 2019. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/anteriores/2019/leituras-obrigatorias-2017. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Leituras Obrigatórias 2020. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/anteriores/2020/leituras-obrigatorias-2020. Acesso em: 04 de set. 2021.
ZIEGLER, Jean. Destruição em massa: geopolítica da fome. São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
