A LITERATURA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA:

UMA PROPOSTA POR MEIO DA OBRA O QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Autores

  • Leandra Eduarda Fabri Rezende Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Sérgio Augusto Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11175

Palavras-chave:

Conceitos geográficos., Linguagem literária., Interdisciplinaridade.

Resumo

A Geografia desenvolve estudos que se relacionam com diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Literatura. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi apresentar a Literatura como um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da Geografia por meio da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada” escrita por Carolina Maria de Jesus. Desenvolvendo desse modo a comunicação entre Geografia e Literatura. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados autores como: Cavalcanti (2008), Pires (1998), Moraes e Callai (2012), entre outros. Por meio da seleção de fragmentos da obra foi possível vislumbrar algumas de suas potencialidades para o ensino-aprendizagem da Geografia, aliando-se da linguagem literária com conceitos próprios da ciência geográfica, tendo como base autores como: Santos (1988), Castro (1984), Tuan (2015), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Eduarda Fabri Rezende, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestranda em Ensino do programa PPGEN pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UNEP.  Graduação em  Licenciatura em Geografia  pela UENP -  Campus  Cornélio Procópio/PR. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento.

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná no curso de Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento.

Sérgio Augusto Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná no curso de Licenciatura em Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Geografia pela (UEL). Graduado em Geografia e Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. É pesquisador no Grupo de Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento.

Referências

ACERVOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. JUSTINO, Ivo. Disponível em: .http://www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br/PORTALACERVOS/ResultadosBusca.aspx?ts=s&q=favela%20do%20canind%C3%A9. Acesso em: 10 de ago. 2022.

BASTOS, Gilda de Almeida. O gênero diário como expressão emocional: um incentivo à prática da escrita. Dissertação (mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Vitória, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/899/DISSERTA%C3%87%C3%83O_G%C3%AAnero_Di%C3%A1rio_Express%C3%A3o_Emocional_Leitura.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 18 de abr. 2022.

BERTRAND, C.; BERTRAND, G. Uma Geografia transversal e de travessias: o meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Maringá: Ed. Massoni, 2009.

CAPARRÓS, Martín. A FOME. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
______. A geografia escolar e a cidade: Ensaio sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8 ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.

EXTRA. A dor da fome: capa do jornal Extra ganha repercussão internacional. Disponível em:<https://extra.globo.com/noticias/rio/a-dor-da-fome-capa-do-jornal-extra-ganha-repercussao-internacional-25222868.html>. Acesso em: 23 de jul, 2022.

FERRÉZ (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

FURLANETTO, Beatriz Helena. PAISAGEM SONORA DO BOI-DE-MAMÃO NO LITORAL PARANAENSE: A FACE OCULTA DO RISO. Tese. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36780/R%20-%20T%20-%20BEATRIZ%20HELENA%20FURLANETTO.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 14 de dez. 2022.

G1. ‘Até o feijão nos esqueceu’: o livro de 1960 que poderia ter sido escrito nas favelas de 2021. Disponível em:<https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/05/17/ate-o-feijao-nos-esqueceu-o-livro-de-1960-que-poderia-ter-sido-escrito-nas-favelas-de-2021.ghtml>. Acesso em: 23 de jul. 2022.

II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: II VIGISAN : relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. -- São Paulo, SP : Fundação Friedrich Ebert : Rede PENSSAN, 2022. Disponível em: , https://static.poder360.com.br/2022/06/seguranca-alimentar-covid-8jun-2022.pdf>. Acesso em: 23 de jul. 2022.

JESUS. Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática 2014.

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Silvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Curitiba: Interação Psicologia. v. 5, p. 133-171, 2001.

LITERAFRO. Carolina Maria de Jesus. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/58-carolina-maria-de-jesus>. Acesso em: 12 de abr. 2022.

MORAES, Maristela Maria de.; CALLAI, Helena Copetti. As possibilidades entre literatura e geografia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 14, 2012, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta, 2012. v. 14, p. 1 – 14.
PIRES, Marília Freitas de Campos. Education and the historical and dialectical materialism. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.
______. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998.
BRITO, Marcos Roberto Cotrim ; Rennó, Alexandre Nicolas . A favela da geografia: análise e uso do conceito de favela. In: 12º EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. Caminando en una América Latina en Trabsformación, 2009.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. Pobreza Urbana. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 2009.

SANTOS, Rosselvelt José; KINN, Marli Graniel; COSTA, Cláudia Lúcia da. Capítulo 2 - Ensino de Geografa e novas linguagens.. In: Coordenação, Marísia Margarida Santiago Buitoni. (Org.). Coleção Explorando o Ensino. Brasil: Ministério da Educação, 2010, v. 22, p. 43-60.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP). Disponível em: https://uenp.edu.br/noticias/item/2046-uenp-divulga-nova-lista-de-livros-para-o-vestibular-2019. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP). Vestibular 2020: Conteúdo programático. Disponível em: https://vestibular.uenp.edu.br/2020/docs/anexoii-conteudo-programatico.pdf. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Leituras Obrigatórias 2019. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/anteriores/2019/leituras-obrigatorias-2017. Acesso em: 04 de set. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Leituras Obrigatórias 2020. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/anteriores/2020/leituras-obrigatorias-2020. Acesso em: 04 de set. 2021.
ZIEGLER, Jean. Destruição em massa: geopolítica da fome. São Paulo: Cortez, 2013.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

REZENDE, Leandra Eduarda Fabri; LUDKA, Vanessa Maria; PEREIRA, Sérgio Augusto. A LITERATURA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA:: UMA PROPOSTA POR MEIO DA OBRA O QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11175. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11175. Acesso em: 5 dez. 2025.