A CRISE NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11147

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Crise, Desenvolvimento, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Reflete-se sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, bem como a crise nela vivenciada e as possibilidades de melhor auxiliar a criança nesta passagem. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, com base nas investigações realizadas por Vigotski, Leontiev e Elkonin. A crise dos sete anos, não é a única vivenciada pela criança em seu desenvolvimento. Seu destaque decorre da importância do momento em que se alteram suas condições de aprendizagem e as expectativas sociais sobre seu desempenho, colocando-lhe novas demandas ao entrar no Ensino Fundamental. Conclui-se que compreensão da crise na vida da criança pode se refletir em ações pedagógicas que impulsionem a formação de motivos que possibilitem novos sentidos ao aprendizado da criança que vivencia esse processo de transição.

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Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, Dra., Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Rosa Cleide Marques Machado, Ms, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Rede Pública de Ensino de Cascavel

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

SZYMANSKI, Maria Lidia Sica; MACHADO, Rosa Cleide Marques. A CRISE NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11147, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11147. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11147. Acesso em: 5 dez. 2025.