A CRISE NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11147Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Crise, Desenvolvimento, Teoria Histórico-CulturalResumo
Reflete-se sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, bem como a crise nela vivenciada e as possibilidades de melhor auxiliar a criança nesta passagem. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, com base nas investigações realizadas por Vigotski, Leontiev e Elkonin. A crise dos sete anos, não é a única vivenciada pela criança em seu desenvolvimento. Seu destaque decorre da importância do momento em que se alteram suas condições de aprendizagem e as expectativas sociais sobre seu desempenho, colocando-lhe novas demandas ao entrar no Ensino Fundamental. Conclui-se que compreensão da crise na vida da criança pode se refletir em ações pedagógicas que impulsionem a formação de motivos que possibilitem novos sentidos ao aprendizado da criança que vivencia esse processo de transição.
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