A PESQUISA COM PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:

uma abordagem dialógica na perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11141

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pesquisa com professoras e professores, Educação Infantil, Dialogicidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do pensamento de Paulo Freire como base teórico-metodológica para pesquisas com professoras e professores da Educação Infantil. A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza de estudo teórico-bibliográfico, tendo como fontes estudos realizados por diversos autores sobre a temática em discussão e obras de Freire. Como resultados, é possível reiterar o inestimável legado de Paulo Freire para o campo da educação, e no caso das pesquisas com professoras e professores da Educação Infantil, destacam-se que, sob o princípio da dialogicidade e historicidade, é permeada pelo compromisso humano e político do pesquisador com a transformação, libertação e autonomia docente.

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Biografia do Autor

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal (Bolsa PDSE/CAPES), bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (PROMOP), integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE e Professora Auxiliar de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

 

Sara Duarte Souto-Maior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na UDESC, e integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD/NAPE (UDESC). Obras de destaque: capítulos de livros como: Linguagens da Arte na Infância, (organizado por Sílvia Sell Duarte Pillotto), Encontros e Encantamentos na Educação Infantil, (organizado por Luciana Esmeralda Ostetto).

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, Doutora em Engenharia de Produção e Coordenadora do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD/NAPE (UDESC). Obras de destaque: organização de livros e artigos para revistas como: Revista de Educação PUC- Campinas, Temas & Matizes, Currículo sem fronteiras e Cocar, entre outras.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

FURTADO, Kênia Kristina; SOUTO-MAIOR, Sara Duarte; DE SOUZA, Alba Regina Battisti. A PESQUISA COM PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:: uma abordagem dialógica na perspectiva freiriana. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11141, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11141. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11141. Acesso em: 5 dez. 2025.