PERCEPÇÕES E ATITUDES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11093Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Professores, Análise de conteúdoResumo
O ambiente escolar é um local propício para realização de atividades relacionadas a educação alimentar e nutricional (EAN). Assim, está pesquisa teve como objetivo: (I) investigar as concepções de professores dos anos finais da educação básica sobre alimentação e nutrição; (II) averiguar as memórias alimentares desses docentes e (III) pontuar os desafios na implementação de práticas educativas nessa temática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram submetidas a análise de conteúdo. Como principais resultados, constatamos a prevalência da categoria de fatores culturais e sociais nas vivências alimentares dos participantes. Contudo, nas práticas pedagógicas ainda existe o predomínio de fatores biológicos. Já os desafios estão relacionados a gestão escolar para que a EAN possa ser abordada de forma continua.
Downloads
Referências
AQUILLA, R.A. A educação alimentar e nutricional no espaço escolar: saber, sabor e saúde. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições 70 Ltda, 2016.
BERNADON, R.; SILVA, J.R.M.; CARDOSO, G.T.; MONTEIRO, R.A.; AMORIM, N.F.A.; SCHMITZ, B.A.S.; RODRIGUES, M.L.C.F. Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Revista Nutrição, v.22, n.3, p.389-398, 2009.
BOOG, M.C.F. Educação Nutricional: passado, presente, futuro. Revista nutrição, v.10, n.1, p.5-19,1997.
BOOG, M.C.F. Educação em nutrição integrando experiências. Campinas: KOMEDI, 2013.
CUNHA, C. M.L.; CANUTO, R.; ROSA, P.B.Z.R.; LONGARAI, L.S.; SCHUCH, I. Associação entre padrões alimentares com fatores socioeconômicos e ambiente alimentar em uma cidade do Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.27, p.687 – 700, 2022.
BRASIL. Ministério da educação. Cartilha Nacional da Alimentação Escolar. Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério da saúde. Guia Alimentar para a população Brasileira. Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1995.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência De Educação Alimentar e Nutricional Para As Políticas Públicas. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Ministério da saúde. Portaria Interministerial Nº 1.101, 08 de Maio de 2006. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/pri1010_08_05_2006.html. Acesso em: 25 outubro 2020.
CASTRO, P.M. Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2009.
FORNAZARI, V.B.R.; OBARA, A.T. A alfabetização científica em nutrição humana: intersecções e divergências. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v.14, n.30, p.123-140, 2018.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
GOIS, B.P.; PEREIRA, A.D.; LOPES, K.L.S.; CORGOSINHO, F.C. Suplementação e alimentação adequada no contexto da pandemia causada pela covid-19. Desafios- Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v.7, n. especial-3, p.89-96, 2020.
GONÇALVES, C.B.P.; SOARES, G.L. Prática interdisciplinar sobre alimentação utilizando a metodologia de Rotação por Estações na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, v.19, n.especial, p.1-13, 2020.
HALMANN, A.L. Formação docente para a educação alimentar e nutricional para o enfretamento do contexto pós-pandêmico junto à comunidade escolar. Raízes e Rumos, v.8, n.1, p.10-28, 2020.
JUZWIAK, C.R.; CASTRO, P.M.; BATISTA, S.H.S.S. A experiência da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde (OPEAS): formação de profissionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas. Ciência & Saúde coletiva, v. 18, n.4, p.1009-1018, 2013.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHÃES, H. S.R.; PORTE, L.H.M. Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional. Ciência & Educação (Bauru), v.25, p.131-144, 2019.
MACUSO, A.M.C.; VINCHA, K.R.R.; SANTIAGO, D. A. Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento. Revista de Saúde Coletiva, v. 26, n.1, p. 225-249,2016.
MARINHO, F.C.M.; ASSAO, T.Y.; MANCUSO, A.M.C. Percepções e práticas dos diretores e coordenadores acerca da alimentação infantil em creches públicas do município de Jandira, São Paulo, Brasil. Segurança alimentar e nutricional, v. 17, n.2, p.40-49, 2010.
MOURA, F.N.; LEITE, R.C.; BEZERRA, J.A.B. A educação alimentar e nutricional no ensino de ciências/biologia à luz das publicações na SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, v.13, n.1, p.172-192,2020.
NEVES, G.C. Educação alimentar e nutricional: Análise de concepções de professores de Ciências e dos materiais didáticos que utilizam. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2020.
PEREIRA, D.S.; GOTTSCHALL, C.B.A.; TRINDADE, C.S.; MAGALHÃES, C.R. Formação continuada sobre alimentação e nutrição: análise da contribuição na prática docente. Em rede-Revista de Educação a Distância, v.4, n.1, p.174-190, 2017.
RAZUCK, R.C.S.R.; FONTES, P.G; RAZUCK, F.B. A influência do professor nos hábitos alimentares. Anais do VII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência- São Paulo, p. 1-9, 2011.
SILVA, M.S.; GARCIA, R.N. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Ensenãnza de las Ciencias, v.19, n.2, p.320-345, 2020.
SOARES, J.R.V.; OLIVEIRA, G.F.S. O papel da escola na construção de uma alimentação saudável. Revista Científica Núcleo do Conhecimento, v.9, n.1, p.176-1816, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
