PERCEPÇÕES E ATITUDES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11093

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Professores, Análise de conteúdo

Resumo

O ambiente escolar é um local propício para realização de atividades relacionadas a educação alimentar e nutricional (EAN). Assim, está pesquisa teve como objetivo: (I) investigar as concepções de professores dos anos finais da educação básica sobre alimentação e nutrição; (II) averiguar as memórias alimentares desses docentes e (III) pontuar os desafios na implementação de práticas educativas nessa temática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram submetidas a análise de conteúdo. Como principais resultados, constatamos a prevalência da categoria de fatores culturais e sociais nas vivências alimentares dos participantes. Contudo, nas práticas pedagógicas ainda existe o predomínio de fatores biológicos. Já os desafios estão relacionados a gestão escolar para que a EAN possa ser abordada de forma continua.  

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Biografia do Autor

Flávia Martho Landinho Martho Martho, UFABC – Universidade Federal do ABC

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC), e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicóloga e pedagoga. Pós doutora em Ensino de Ciências. Mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru. Professora Assistente Doutora do Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista, UNESP, São Vicente. Docente credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação para a ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

MARTHO, Flávia Martho Landinho Martho; TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. PERCEPÇÕES E ATITUDES DE PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11093, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11093. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11093. Acesso em: 5 dez. 2025.