EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS SIGNIFICATIVAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:

SOB A ÓTICA DOS LICENCIANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11060

Palavras-chave:

Formação inicial, Narrativas autobiográficas, Professor formador

Resumo

A formação inicial parece ser fundante na construção profissional docente e, por isso mapear as experiências mais significativas pode contribuir para seu aprimoramento, este foi o objetivo desta pesquisa. A abordagem é qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e interpretativos e procedimentos de campo. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as narrativas autobiográficas. Foi possível observar quatro experiências marcantes: as disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; os professores formadores do curso e o relacionamento entre os pares. Considera-se importante o acompanhamento do professor formador preparando experiências que possibilitem o exercício do ser docente até que o licenciando alcance a autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFJF), Mestre em Educação (UFJF) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia. Pesquisa Linguagens, Conhecimentos e Formações docentes entre Ciências e Artes.

Referências

AMBROSETTI, N. et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, p. 151–174, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 14 nov. 2022.

ANDRÉ, M. et al. O papel do professor formador e das práticas de licenciatura sob o olhar avaliativo dos futuros professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 12, p. 101-123, 2012. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3377. Acesso em: 14 nov. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 141 p.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CO Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Acesso em: 04 nov. 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 05 nov. de 2022.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência–Pibid, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao- basica/pibid/pibid. Acesso em: 05 nov. de 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002, 127 p.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019, 354 p. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp- content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007, 176 p.

HEIDEGGER, M. De caminho al habla. Conferencia “La esencia del habla”. Versão casteliana de Ives Zimmermann, 1 Odos, Barcelona: Serbal, 1987.

HOBOLD, M. S.; BUENDGENS, J. F. Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente. Revista Reflexão e Ação, v. 23, n. 2, p. 198 – 219, 2015. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3896 Acesso em: 14 nov. 2022.

HOBOLD, M. S.; MENSLIN, M. S. A implicação do trabalho do formador na constituição da profissionalidade dos licenciados. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 783-801, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981- 416x2012000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 14 nov. 2022.

JEHN, K.; SHAH, P. P. Interpersonal relationships and task performance: an examination of mediatingprocesses in friendship and acquaintance groups. Journal of Personality and Social Psychology, v. 72, n. 4, p. 775 – 790, 1997. Disponível em:
https://psycnet.apa.org/fulltext/1997-03701-006.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Anped, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Reflexão & Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em 15 nov. 2022.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, 96 p.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 13-33.

PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a Formação: Pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v .27, n. 1, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9–40, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141. Acesso em: 7 nov. 2022.

SHAW, G. S. L.; ROCHA, J. B. T. Os sentidos da interdisciplinaridade através dos olhares de licenciandas em formação inicial em Ciências da Natureza: uma experiência no estágio. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 1, p. 13–35, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21278 Acesso em: 14 nov. 2022.

SMITH, V.; SPERB, T. M. A construção do sujeito narrador: Pensamento discursivo na etapa personalista. Psicologia em Estudo, v. 12, n. 3, p. 553-562, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/ZT9YVyN5FjdgBpHCsr8SBkb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 344p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

THURLER, M. G.; PERRENOUD, P. Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas? Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 357–375, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BkPnp79mDr856j8jScg7pVJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of child psychology and psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89-100, 1976. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x. Acesso em: 15 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

DUTRA, Leandro Barreto. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS SIGNIFICATIVAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:: SOB A ÓTICA DOS LICENCIANDOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11060, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11060. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11060. Acesso em: 5 dez. 2025.