EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS SIGNIFICATIVAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:
SOB A ÓTICA DOS LICENCIANDOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11060Palavras-chave:
Formação inicial, Narrativas autobiográficas, Professor formadorResumo
A formação inicial parece ser fundante na construção profissional docente e, por isso mapear as experiências mais significativas pode contribuir para seu aprimoramento, este foi o objetivo desta pesquisa. A abordagem é qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios e interpretativos e procedimentos de campo. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as narrativas autobiográficas. Foi possível observar quatro experiências marcantes: as disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; os professores formadores do curso e o relacionamento entre os pares. Considera-se importante o acompanhamento do professor formador preparando experiências que possibilitem o exercício do ser docente até que o licenciando alcance a autonomia.
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