ANÁLISE DO SUCESSO/INSUCESSO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPA – CASTANHAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11052Palavras-chave:
Educação de Surdos; Inclusão Educacional; Sucesso/Insucesso Escolar.Resumo
O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa. Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos.
Downloads
Referências
BENAVENTE, A. et. al. Renunciar à escola: o abandono escolar no ensino básico. Lisboa: Fim do século, 1994.
BENAVENTE, A. Insucesso Escolar no Contexto Português – Abordagens, Concepções e Políticas. Cadernos de Pesquisa e de Intervenção, n. 1, Lisboa, 1999.
DAMÁZIO, M. F. M . Atendimento Educacional Especializado – Pessoa com Surdez. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GATTI, B. A. Formação de Professores: Condições e Problemas Atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347. Acesso em 02 nov. 2021.
GOMES, M.M. Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista de Educação Pública, desde 2001 a serviço da educação,2018. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/fatores-que-facilitam-e-dificultam-a-aprendizagem. Acesso em: 13 set. 2021.
GUEBERT, M. C. C. Inclusão: uma realidade em discussão. 2ª. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
LACERDA, C.B.F. de. Tradutores e intérprete de Língua de Sinais: formação e atuação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação (UFPel), v.36, p.13-153, 2010. Disponível em: http://projetoredes.org/wp/wp-content/uploads/Lacerda.pdf . Acesso em 15 marc. 2022.
LACERDA, C. B. F de; SANTOS, L. F. Tenho um aluno surdo. E, agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFScar, 2013.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003.
PACHECO, J. et al. Caminhos para inclusão: um guia para aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (org.). Estudos de Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.
RIBEIRO, C. B; SILVA, D. N. Trajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas e Processos de Desenvolvimento Bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 33, 99. 1-8, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/tD7RzhsB8c4V4LMyBLmy5py/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
ROPOLI, E. A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: MEC, Secretaria de educação Especial de Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2010.
SAKAMOTO, C. K; SILVEIRA, I. O. Como fazer projetos de iniciação científica. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2014.
SAVIANI, D. Política Educacional Brasileira: limites e perspectiva. PUC – Campinas, n. 24, p.7-16, 2008.
SKLIAR. C. (org.). Educação & Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 7ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
VILHALVA, S. Despertar do Silêncio. Petrópolis: Araras Azul, 2004. (coleção, cultura e diversidade)
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.