ANÁLISE DO SUCESSO/INSUCESSO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPA – CASTANHAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11052

Palavras-chave:

Educação de Surdos; Inclusão Educacional; Sucesso/Insucesso Escolar.

Resumo

O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa.  Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos.

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

DA SILVA, Antonia Leite; DE FRANÇA, Pablo Radamés Cabral; NEVES, Miranilde Oliveira. ANÁLISE DO SUCESSO/INSUCESSO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPA – CASTANHAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e11052, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11052. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11052. Acesso em: 15 nov. 2024.