PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAS E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11036

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, Motivação para aprender, Educação Superior Brasileira

Resumo

A Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender permitem compreender os processos de aprendizagem e adaptação acadêmica. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento de pesquisas sobre estratégias de aprendizagem e motivação para aprender no contexto do ensino superior brasileiro e discutir seus resultados. Partindo de uma pesquisa de revisão bibliográfica nas bases PePSIC, LILACS e Scielo, os resultados apontam que, em ambientes presenciais ou virtuais de aprendizagem, o uso adequado destes constructos permite aos alunos desenvolver mais autonomia, responsabilidade e motivação para aprender, influenciando diretamente em seu sucesso acadêmico. Os estudos possuem limitações que indicam a necessidade de aprofundamento em pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Graziele de Jesus Pestana, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação e bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Atua em pesquisas que articulam Educação e Direito, com ênfase em políticas educacionais, avaliação e impactos jurídicos na formação e gestão educacional

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

PESTANA, Graziele de Jesus; DE OLIVEIRA, Katya Luciane. PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAS E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11036, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11036. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11036. Acesso em: 15 dez. 2025.