PRÁTICAS PARENTAIS:
O IMPACTO NO COMPORTAMENTO NAS HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11030Palavras-chave:
Práticas parentais. Ensino fundamental. Adolescentes.Resumo
O estudo investigou o impacto das práticas parentais nas habilidades sociais e no comportamento de adolescentes de Ensino Fundamental II. Participaram 146 estudantes do 6º ano, 97 do 7º ano com idades entre 11 e 15 anos. Utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais com a versão pais e a Escala de Práticas Parentais. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os estudantes deram o consentimento verbal. A análise dos dados foi por meio da correlação de Pearson e da Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostram que as habilidades sociais dos pais são fatores imprescindíveis para um desenvolvimento saudável dos filhos. Estudo prospectivo longitudinal pode acompanhar a evolução e o comportamento dos estudantes no que diz respeito aos aspectos sociais.
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