PRÁTICAS PARENTAIS:

O IMPACTO NO COMPORTAMENTO NAS HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11030

Palavras-chave:

Práticas parentais. Ensino fundamental. Adolescentes.

Resumo

O estudo investigou o impacto das práticas parentais nas habilidades sociais e no comportamento de adolescentes de Ensino Fundamental II. Participaram 146 estudantes do 6º ano, 97 do 7º ano com idades entre 11 e 15 anos. Utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais com a versão pais e a Escala de Práticas Parentais. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os estudantes deram o consentimento verbal. A análise dos dados foi por meio da correlação de Pearson e da Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostram que as habilidades sociais dos pais são fatores imprescindíveis para um desenvolvimento saudável dos filhos. Estudo prospectivo longitudinal pode acompanhar a evolução e o comportamento dos estudantes no que diz respeito aos aspectos sociais.

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Biografia do Autor

Fatima Almeida Maia, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira. Pedagoga da FAETEC, Orientadora Educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage. É Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Marcia Cristina Monteiro, Universidade Salgado de Oliveira

Professora do programa de Pós-graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira. Orientadora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

MAIA, Fatima Almeida; SOARES, Adriana Benevides; MONTEIRO, Marcia Cristina. PRÁTICAS PARENTAIS:: O IMPACTO NO COMPORTAMENTO NAS HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11030, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11030. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11030. Acesso em: 5 dez. 2025.