CONHECIMENTOS RELIGIOSOS NO ENSINO MÉDIO:

ALGUMAS REFLEXÕES DESDE O CURRÍCULO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10968

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Conhecimentos Religiosos, Ensino Médio, Currículo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões acerca da presença de objetos do conhecimento, habilidades e competências relativas ao conhecimento religioso no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Apresenta um conjunto de evidências a partir do currículo do Ensino Médio de Santa Catarina, demonstrando que há indicação de discussões relativas ao conhecimento religioso no currículo, refletindo sobre a necessidade de metodologias específicas para desenvolver tais temáticas, bem como sobre a necessidade de formação de professores com habilitação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) para a docência a partir dela. Conclui-se afirmando que essa temática é de extrema importância de ser debatida no Ensino Médio e, que a presença de professores habilitados para tal área, possibilita fugir de discriminações ou mesmo de fundamentalismo religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 08/08/2022.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Presidência da República: 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em 16/04/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 16/04/2022.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

FINATTO, Ediana Maria Mascarello; OLIARI, Gilberto. Diversidade Cultural religiosa no Ensino Médio: desafios e perspectivas. In: POZEER, Adecir (et. al). Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

POZZER, Adecir. CECCHETTI, Élcio. Abriendo cajas: la enseñanza religiosa en el currículo escolar. Siwô’ Revista De Teología/Revista De Estudios Sociorreligiosos, vol. 8, num. 1, 2014.

RISKE-KOCH, Simone; OLIVEIRA, Lilian Blanck de; POZZER, Adecir. Formação Inicial em Ensino Religioso: Experiências em cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2018.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação integral na Educação Básica. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2014.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do Ensino Médio do Território catarinense - caderno 2 - Formação Geral Básica. 2021. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense consultado em 18/04/2022.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1 - 15, julho de 2009.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

USARSKI, Frank. Ciência da Religião: uma disciplina referencial. In: SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

OLIARI, Gilberto. CONHECIMENTOS RELIGIOSOS NO ENSINO MÉDIO:: ALGUMAS REFLEXÕES DESDE O CURRÍCULO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10968, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10968. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10968. Acesso em: 15 nov. 2024.