O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ÂMBITO DA GESTÃO E DA DOCÊNCIA
UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10941Palavras-chave:
BNCC, Polícias Educacionais, Pedagogia Histórico-críticaResumo
O artigo analisa a participação de gestores e professores na implementação da BNCC em uma Diretoria de Ensino localizada no interior do estado de São Paulo. Para exposição dos resultados foram selecionados quatro eixos de análise: a) o processo de formação referente à implementação da BNCC; b) participação no processo de implementação da BNCC; c) percepções de gestores e professores sobre o processo de implementação da BNCC quanto aos impactos na qualidade da educação e; d) o processo de implementação da BNCC e seus impactos no trabalho educativo. Observou-se uma ínfima participação na elaboração do documento e um precário conhecimento do processo de implementação por parte dos gestores e professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DERISSO, J. L. Luta de classes, trabalho docente e pedagogia histórico-crítica na educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 47-58, dez. 2013.
DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago. 2003.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.
FREIRE, J. L.; NETTO, M. B. A Interlocução entre Estado e Mercado na Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 1, p. 337-347, abr. 2020.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 11. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LAVOURA, T. N.; RAMOS, M. N. A dialética como fundamento didático da pedagogia histórico-crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 47-62.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. BauereStirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 161-178.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. Ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2019.
SAVIANI, D. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALACHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.) A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p.7-30.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo I. Madri: A. Machado Libros, S. A., 2013.
ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 131-160.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.