O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ÂMBITO DA GESTÃO E DA DOCÊNCIA

UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10941

Palavras-chave:

BNCC, Polícias Educacionais, Pedagogia Histórico-crítica

Resumo

O artigo analisa a participação de gestores e professores na implementação da BNCC em uma Diretoria de Ensino localizada no interior do estado de São Paulo. Para exposição dos resultados foram selecionados quatro eixos de análise: a) o processo de formação referente à implementação da BNCC; b) participação no processo de implementação da BNCC; c) percepções de gestores e professores sobre o processo de implementação da BNCC quanto aos impactos na qualidade da educação e; d) o processo de implementação da BNCC e seus impactos no trabalho educativo. Observou-se uma ínfima participação na elaboração do documento e um precário conhecimento do processo de implementação por parte dos gestores e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)

Psicólogo, Mestre em Educação Escolar e Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara (financiamento da CAPES).  Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT). 

Lurdinei de Souza Lines Coelho, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Graduada em Letras pela FAPREV (2015), em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2017), em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2015). Professora de Língua Portuguesa na EMEI Dagoberto (Educação Infantil), professora de Arte no Colégio Escoteco (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

Maria Clara Favarão Crespi, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Psicóloga na Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco). Formada em Psicologia pela Unoeste e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Referências

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. A teoria da individualidade para si como referência à análise da educação escolar de adolescentes. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, p. 115-132, set./dez., 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DERISSO, J. L. Luta de classes, trabalho docente e pedagogia histórico-crítica na educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 47-58, dez. 2013.

DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago. 2003.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

FREIRE, J. L.; NETTO, M. B. A Interlocução entre Estado e Mercado na Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 1, p. 337-347, abr. 2020.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 11. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LAVOURA, T. N.; RAMOS, M. N. A dialética como fundamento didático da pedagogia histórico-crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 47-62.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).

MARX, K. ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. BauereStirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 161-178.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. Ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALACHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.) A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p.7-30.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo I. Madri: A. Machado Libros, S. A., 2013.

ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 131-160.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

DOS ANJOS, Ricardo Eleutério; COELHO, Lurdinei de Souza Lines; CRESPI, Maria Clara Favarão. O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ÂMBITO DA GESTÃO E DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10941. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10941. Acesso em: 22 dez. 2024.