TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

TEMÁTICAS E OBSTÁCULOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10930

Palavras-chave:

Tecnologia digital da informação e comunicação. Geografia. Metodologia ativa. Obstáculos epistemológicos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento sistemático de literatura do uso de estratégias didáticas alinhadas a metodologias ativas, fazendo uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação – TDIC, no ensino de Geografia. Quanto a abordagem a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos se caracterizam como bibliográfica. Nos resultados identificou-se que o uso da TDIC contribui para a construção de novos conhecimentos. Das temáticas curriculares com maior número de ocorrências, tem-se os conceitos geográficos e a cartografia. A gamificação, a sala de aula invertida e projetos integradores são as estratégias alinhadas a metodologias ativas mais presentes. A análise dos dados trouxe à tona obstáculos epistemológicos e didáticos que imobilizam o uso da TDIC na prática docente.

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

SCHUHMACHER, Vera R. Niedersberg; PEREIRA, Paula Fabichaki. TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TEMÁTICAS E OBSTÁCULOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10930, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10930. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10930. Acesso em: 22 dez. 2024.