A CULTURA POP COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10918

Palavras-chave:

Cultura pop. Ensino-aprendizagem. Língua inglesa. Tecnologias educacionais.

Resumo

Este artigo se insere no cruzamento teórico dos campos de estudos da cultura pop, do ensino-aprendizagem de língua inglesa e das tecnologias educacionais. O principal objetivo deste artigo é mostrar como a cultura pop pode funcionar como uma ferramenta didática ou aliada no ensino-aprendizagem da língua inglesa. A metodologia utilizada fez uso do método observacional e o relato de experiência a partir de uma atividade, que consistia na criação de videoclipes, para alunos do ensino fundamental II de uma determinada escola privada em Natal/RN. Conclui-se que o conteúdo que permeia a cultura pop e o uso das tecnologias educacionais, operando sempre de maneira imbricada, funcionaram como excelentes aliados no desenvolvimento do ensino-aprendizagem em língua inglesa para esses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Tavares das Neves, UFRN

Pós-doutor em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Elizama das Chagas Lemos, IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT).

Referências

BONATO, D. M. A utilização da música como método de aprendizagem de língua inglesa. Monografia de Especialização. Medianeira/PR, 2014.

FERRAZ, M; AUDI, L. C. C. Ensino de língua inglesa com música. Revista Eletrônica Pro-docência, UEL. Edição n. 3, vol. 1, jan./jun. 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009, 6ªed.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir – a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

KEZEN, S. O ensino de língua estrangeira no Brasil. Disponível em:

http://www.fdc.br/lingua_estrangeira.htm . Acesso em: 30 de mar. 2020.

MURPHEY, T. Music & Song. Oxford University Press, 1994.

NEVES, T. T., & Lemos, E. das C. (2020). Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância. Comunicação & Educação, 25(1), 18-30. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30

NEVES, T. T., & Lemos, E. das C. (2020b). “Afetações educacionais: diálogo entre educação a distância, afetos e tecnologias”. In Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias. Brasil: IFMA, 2020.

NEVES, Thiago Tavares das. Coração sonoro – afetos, corpos e máquinas nas festas de música eletrônica. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Natal, 2016.

SILVA, J. S.; LAVOR, F. I. G. Ensino remoto: desafios e alternativas para a continuidade do ensino em tempos de pandemia (in)dependente das tecnologias digitais. Maceió: Anais CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7030_28092020084252.pdf Acesso em: 1 de maio de 2021.

SOARES, T. “Percursos para estudo sobre música pop” In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Org.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasilia: Compós, 2015.

SOARES, T. “Abordagens teóricas para estudos sobre cultura pop”. LOGOS 41 - Cidades, Culturas e Tecnologias Digitais, v. 2, n. 24, p.1-14, 2014. Disponível em:<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/14155/10727> Acesso em: 10 abr. 2021.

SPINOZA. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TELES, L. Aprendizagem colaborativa on-line. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas/SP: Papirus, 2018.

VELASCO, T. Pop: em busca de um conceito. Animus - revista interamericana de comunicação midiática. v.17, jan-jun, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo. Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

NEVES, Thiago Tavares das; LEMOS, Elizama das Chagas. A CULTURA POP COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10918. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10918. Acesso em: 22 dez. 2024.