O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PINHÃO:

PONTO DE VISTA DAS FAMÍLIAS

Autores

  • Mariulce da Silva Lima Leineker Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Diana Carvalho de Carvalho de Carvalho UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-6924-2214

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10908

Palavras-chave:

Educação e infância, Educação infantil do campo. , Famílias.

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender de que modo o direito à Educação Infantil das crianças que vivem no campo no município de Pinhão-PR é percebido pelas famílias e de que maneira é cumprido pelos órgãos governamentais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla estudo bibliográfico e documental. Foram entrevistadas 40 mulheres que vivem no campo cujos filhos não têm acesso à Instituição de Educação Infantil e foram respondidos 21 questionários por pais de crianças que frequentam o CMEI Santa Maria. A grande maioria das mulheres entrevistadas reproduz um modelo patriarcal de submissão e não se veem como sujeitos de direitos. Da mesma forma, não reconhecem a Educação Infantil do Campo como um direito das crianças, fato esse reforçado pelo precário atendimento das políticas públicas municipais para a Educação Infantil do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. G. A escola do campo e a pesquisa no campo. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013: altera a Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 05 abr. 2013. p.1.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 05.jun 20.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 3 abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF Brasília, 9 abr. 2002. Seção 1, p. 32. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2015

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Educação infantil no campo: proposta para a expansão da política. Brasília, DF, 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16264-gti-educacao-infantil-campo-09-04-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jun. 2021

GALEANO, E. Entrevista concedida à rede BNC. Barcelona, Espanha. 12 jun. de 2011. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=mdY64TdriJk>. Acesso em: 14 maio 2016.

KOLLING, E.; NERY, I.; MOLINA, M. (Org.). Por Uma Educação Básica do Campo. Cad. 1, Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1999.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOSTKI, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12ª ed. São Paulo: Ícone, 2008.119-142.

MARTINS, J. de S. (coord.). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo, Hucitec, 1993

QUINTEIRO, J ; SERRÃO, M. I. O direito a infância na escola e a participação na aprendizagem: desafios para a formação docente. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E ENSINO. Anais. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

Disponível em: < http://endipe.pro.br/site/eventos-anteriores/>. Acesso em: 20 maio. 2021.

SANTOS. Milton. A Natureza do Espaço: técnica, tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. impressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

LEINEKER, Mariulce da Silva Lima; CARVALHO DE CARVALHO , Diana Carvalho de. O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PINHÃO: : PONTO DE VISTA DAS FAMÍLIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10908, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10908. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10908. Acesso em: 15 nov. 2024.