O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PINHÃO:

PONTO DE VISTA DAS FAMÍLIAS

Autores

  • Mariulce da Silva Lima Leineker Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Diana Carvalho de Carvalho de Carvalho UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-6924-2214

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10908

Palavras-chave:

Educação e infância, Educação infantil do campo. , Famílias.

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender de que modo o direito à Educação Infantil das crianças que vivem no campo no município de Pinhão-PR é percebido pelas famílias e de que maneira é cumprido pelos órgãos governamentais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla estudo bibliográfico e documental. Foram entrevistadas 40 mulheres que vivem no campo cujos filhos não têm acesso à Instituição de Educação Infantil e foram respondidos 21 questionários por pais de crianças que frequentam o CMEI Santa Maria. A grande maioria das mulheres entrevistadas reproduz um modelo patriarcal de submissão e não se veem como sujeitos de direitos. Da mesma forma, não reconhecem a Educação Infantil do Campo como um direito das crianças, fato esse reforçado pelo precário atendimento das políticas públicas municipais para a Educação Infantil do Campo.

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

LEINEKER, Mariulce da Silva Lima; CARVALHO DE CARVALHO , Diana Carvalho de. O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PINHÃO: : PONTO DE VISTA DAS FAMÍLIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10908, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10908. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10908. Acesso em: 22 dez. 2024.