AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10881

Palavras-chave:

Autoeficácia. Professores universitários. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática sobre a autoeficácia de professores universitários. Objetiva conhecer o perfil e as abordagens dos estudos científicos referentes à temática. A metodologia ocorreu em oito etapas, com uma string de busca em três bases de dados (Scopus, Web Of Science e Dimensions). Trinta e oito artigos foram analisados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Utilizou-se o software IRaMuTeQ como auxílio na análise de conteúdo. Os resultados mostraram uma relação direta e positiva entre o desenvolvimento profissional e a autoeficácia. Assim, é importante ajudar os docentes a serem mais autoeficazes, gerando impacto positivo para a aprendizagem dos alunos. É necessário as instituições focarem em programas de desenvolvimento para a melhoria da autoeficácia, desde o início do exercício da docência.

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Biografia do Autor

Caren Rossi, UNIPAMPA

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Doutora em educação. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento. Faz parte do Grupo de Pesquisa GAMA da UNIPAMPA e do Grupo de Estudos GEAPU.

 

Valesca Brasil Irala, UNIPAMPA

Graduada, Especialista, Mestra e Doutorada em Letras. Pós-doutora na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (UDELAR). Professora associada na UNIPAMPA com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação – GAMA.

 

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

ROSSI, Caren; IRALA, Valesca Brasil. AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10881. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10881. Acesso em: 4 dez. 2024.