AUTOEFICÃCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÃRIOS:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10881Palavras-chave:
Autoeficácia. Professores universitários. Desenvolvimento profissional.Resumo
Este artigo é uma revisão sistemática sobre a autoeficácia de professores universitários. Objetiva conhecer o perfil e as abordagens dos estudos científicos referentes à temática. A metodologia ocorreu em oito etapas, com uma string de busca em três bases de dados (Scopus, Web Of Science e Dimensions). Trinta e oito artigos foram analisados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Utilizou-se o software IRaMuTeQ como auxílio na análise de conteúdo. Os resultados mostraram uma relação direta e positiva entre o desenvolvimento profissional e a autoeficácia. Assim, é importante ajudar os docentes a serem mais autoeficazes, gerando impacto positivo para a aprendizagem dos alunos. É necessário as instituições focarem em programas de desenvolvimento para a melhoria da autoeficácia, desde o início do exercício da docência.
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