O QUE INDICAM AS INVESTIGAÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA (GPEA) RELATIVAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10869

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica, Mapeamento, Equações

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados de um mapeamento exploratório-analítico, que teve por objetivo caracterizar as 11 dissertações e uma tese acerca do objeto matemático equação, no âmbito do ensino ou da aprendizagem na Educação Básica, desenvolvidas por pós-graduandos em Educação Matemática na esfera do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), desde sua criação em 2003. Por meio da análise, depreendeu-se que: há demandas por um maior número de teses de doutorado cujo tema seja equação, em diferentes perspectivas; por investigações de cunho experimental tendo professores por sujeitos, em formação inicial, em exercício e em formação continuada; e por estudos relativos ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de diferentes tipos de equações.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de. O QUE INDICAM AS INVESTIGAÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA (GPEA) RELATIVAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10869, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10869. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10869. Acesso em: 22 dez. 2024.