O QUE INDICAM AS INVESTIGAÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA (GPEA) RELATIVAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10869Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica, Mapeamento, EquaçõesResumo
Neste artigo, apresentam-se os resultados de um mapeamento exploratório-analítico, que teve por objetivo caracterizar as 11 dissertações e uma tese acerca do objeto matemático equação, no âmbito do ensino ou da aprendizagem na Educação Básica, desenvolvidas por pós-graduandos em Educação Matemática na esfera do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), desde sua criação em 2003. Por meio da análise, depreendeu-se que: há demandas por um maior número de teses de doutorado cujo tema seja equação, em diferentes perspectivas; por investigações de cunho experimental tendo professores por sujeitos, em formação inicial, em exercício e em formação continuada; e por estudos relativos ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem de diferentes tipos de equações.
Downloads
Referências
BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de. Análise da produção do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica da PUC-SP em relação à Teoria dos Registros de Representação Semiótica na Educação Básica. No prelo.
BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de; MACHADO, Silvia Dias Alcântara. O Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA): mapeamento de algumas de suas produções. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 01-28, 2019.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: MACHADO, Nilson José; CUNHA, Maria Ortegoza da. Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003. p. 01-11.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
COSTA, Eduardo Sad da. As equações diofantinas lineares e o professor de Matemática do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2007.
DANIEL, José Anisio. Um estudo de equações algébricas do 1º grau com o auxílio do software Aplusix. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2007.
FIORENTINI, Dario, PASSOS, Carmem Lucia, LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012/organizadores: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. - Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.
HAMAZAKI, Adriana Clara. Análise da situação de aprendizagem sobre equações e inequações logarítmicas apresentada no Caderno do Professor de 2009 do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.
HESSEL, Lucimar de Andrade. Um estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras sobre equações: o uso das tecnologias no Ensino Médio (1998-2008). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.
MARTINS, Adriano de Morais. Uma metanálise qualitativa das dissertações sobre equações algébricas no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2008.
NAGAMACHI, Marcos Toshio. Equações no ensino médio: uma metanálise qualitativa das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1998 a 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo,2009.
OLIVEIRA, Silvio Barbosa de. As equações diofantinas lineares e o livro didático de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2006.
PEREIRA, Armando. Equações Algébricas no Ensino Fundamental: um panorama de dissertações da PUC-SP. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.
PEREIRA, Marcelo Dias. Um estudo sobre equações: identificando conhecimentos de alunos de um curso de formação de professores de Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2005.
PINTO, Rieuse Lopes. Equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis na engenharia civil: uma abordagem contextualizada a partir de um problema de transferência de calor. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2021.
POMMER, Wagner Marcelo. Equações diofantinas lineares: um desafio motivador para alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2008.
RIBEIRO, Alessandro Jacques. Equação e seus multisignificados no ensino de Matemática: contribuições de um estudo epistemológico. Tese (Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2007.
SILVA, Alessandro Rosa. Uma proposta de ensino de equações diferenciais em cursos de Engenharia Civil à luz da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2022.
VAZ, Rosana Aparecida da Costa. SARESP/2005: uma análise de questões de Matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, sob a ótica dos níveis de mobilização de conhecimentos e dos Registros de Representação Semiótica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.