REFLEXÕES DE ESTUDANTES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO PARANÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e10832

Palavras-chave:

Educação; Jovens; Formação humanística; Multiculturalidade. Brasil.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi suscitar discussões sobre desigualdades nas relações de gênero por meio de atividades didático-pedagógicas. Realizou-se pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no interior do Paraná. Desenvolveu-se atividades de leitura e pesquisas prévias, para análise e interpretação de canções populares selecionadas. A escolha da tipologia narrativa em algumas das canções populares facilitou o trabalho didático, contribuiu para analisarem vivencias experenciadas e perceberem os comportamentos sociais e de instituições que determinam e exercem poder sobre a sociedade, quanto às desigualdades de gênero. A problematização da temática em sala de aula contribuiu para descolonização do pensamento e desnaturalização das opressões que deslegitimam a igualdade entre os gêneros.

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Biografia do Autor

Cleusa Piovesan, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Colégio Estadual Rocha Pombo

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Mestrado Profissional em Letras pela UNIOESTE; Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.

Valdeci Batista de Melo Oliveira, UNIOESTE

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da UNIOESTE no Curso de Graduação em Letras, nos Programas de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) e (PPGL).

Helionora da Silva Alves, UNIOESTE

Graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Pós-Doutorado pelo PPGL/UNIOESTE; Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e no Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ).

 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

PIOVESAN, Cleusa; OLIVEIRA, Valdeci Batista de Melo; ALVES, Helionora da Silva. REFLEXÕES DE ESTUDANTES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO PARANÁ, BRASIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e10836, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e10832. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10836. Acesso em: 5 dez. 2025.