REFLEXÕES DE ESTUDANTES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e10832Palavras-chave:
Educação; Jovens; Formação humanística; Multiculturalidade. Brasil.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi suscitar discussões sobre desigualdades nas relações de gênero por meio de atividades didático-pedagógicas. Realizou-se pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no interior do Paraná. Desenvolveu-se atividades de leitura e pesquisas prévias, para análise e interpretação de canções populares selecionadas. A escolha da tipologia narrativa em algumas das canções populares facilitou o trabalho didático, contribuiu para analisarem vivencias experenciadas e perceberem os comportamentos sociais e de instituições que determinam e exercem poder sobre a sociedade, quanto às desigualdades de gênero. A problematização da temática em sala de aula contribuiu para descolonização do pensamento e desnaturalização das opressões que deslegitimam a igualdade entre os gêneros.
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