A DANÇA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM VARIADOS OLHARES

UM ESTADO DA QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e10822

Palavras-chave:

Formação Docente, Arte, Levantamento de Tendências, Dança

Resumo

O texto analisa como a Dança, como elemento da formação de professores, é percebida em estudos já realizados. Fizemos um mapeamento coletado no Portal CAPES, em Periódicos e em um Catálogo de Teses e Dissertações. Investigações nesta busca revelam a relevância de se fazer um Estado da Questão (EQ). Eles destacaram os campos da Dança, da Educação e da Formação de Professores, fazendo-nos refletir sobre a riqueza de mergulhar em outros trabalhos com temas semelhantes aos nossos. No realizado no QE, ficou evidente a importância de agregar o descritor Dança para a obtenção dos resultados, que evidenciaram o conteúdo crítico e reflexivo da pesquisa em Dança, reforçando a necessidade de um espaço mais amplo para a linguagem artística no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020), com bolsa pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduada em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2022).

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

QUEIROZ, Juliane Gonçalves; MORAES, Ana Cristina. A DANÇA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM VARIADOS OLHARES: UM ESTADO DA QUESTÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e10822, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e10822. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10822. Acesso em: 5 dez. 2025.