Visões de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10816

Palavras-chave:

Natureza da Ciência., Concepções de estudantes. , Educação Básica.

Resumo

A Ciência é fundamental para a sociedade, mas teriam os alunos a compreensão de como ela está inserida no seu cotidiano? Visões deformadas sobre o trabalho científico podem dificultar este entendimento, por isso, este trabalho objetiva investigar as concepções de alunos do Ensino Médio de escolas públicas sobre a Ciência e a Química. A pesquisa tem caráter qualitativo, e as ideias foram coletadas com um questionário. No estudo dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, e a metodologia dos programas de investigação científica de Imre Lakatos foi o referencial teórico do trabalho. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam a Química como a Ciência dos materiais, e entenderam que o trabalho científico é feito em equipe. Porém, não demonstraram entender como ocorre a construção do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed. São Paulo: Edições 70, 2016, 279 p.

CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal. 1 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993, 210 p.

FALEIRO, J. H. et al. Concepções sobre Química e ensino de Química de discentes de uma escola pública de Orizona (Goiás). Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.8, n.15, p. 2068-2077, 2012. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012b/ciencias%20humanas/concepcoes%20sobre.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

FERREIRA, J. M. J. et al. A química dos medicamentos e as funções orgânicas: avaliação de uma proposta didática auxiliada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Recife. Anais... Recife, Centro de convenções, 2015. p. 1-13. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/A%20QU%C3%8DMICA%20DOS%20MEDICAMENTOS%20E%20AS%20FUN%C3%87%C3%95ES%20ORG%C3%82NICAS%20AVALIA%C3%87%C3%83O%20DE%20UMA%20PROPOSTA%20DID%C3%81TICA%20AUXILIADA%20PELO%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20DA%20INFORMA%C3%87%C3%83O%20E%20COMUNICA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

FLICK, U. Uma introdução a pesquisa qualitativa. 3 ed. São Paulo: Editora Bookman, 2008, 405 p.

GIL, A. C. Questionários. In: GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 121-135.

GIL-PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Revista Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p. 125-153, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n2/01.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da Ciência e suas implicações para o ensino. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.4, n. 3, p. 197-211, 1999. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/603. Acesso em: 29 mai. 2022.

LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Editora Alianza, 1989, 320 p.

LOPES, I. C. Giordano Bruno: entre o Geocentrismo e Heliocentrismo. Griot – Revista de Filosofia, Bahia, v. 9, n. 1, p. 1-25, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5766/576664778002/html/. Acesso em: 8 jun. 2022.

MATTHEWS, M. R. A role for History and Philosophy in Science Teaching. Interchange Magazine, Nova Iorque, v. 20, n. 2, p. 3-15, jun. 1989. Disponível em: https://isidore.co/misc/Physics%20papers%20and%20books/Pedagogy/A%20role%20for%20HPS%20in%20science%20teaching%20(Matthews).pdf. Acesso em 30 mai. 2022.

MOURA, B. A. O que é a natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932. Acesso em: 29 mai. 2022.

RAMOS, E. S.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Concepções sobre Ciências, tecnologia e sociedade de estudantes do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3., 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012, p. 1-9. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21753/2/MD_ENSCIE_IV_2014_29.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

REIS, M. Química: Ensino Médio 1 Manual do Professor. 2. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2016, 368 p.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Universidade Federal de São Carlos, 2016, p. 1-10. Disponível em: https://eneq2016.ufsc.br/anais/busca.htm?query=Dificuldades+de+aprendizagem+no+ensino+de+Qu%EDmica%3A+algumas+reflex%F5es. Acesso em: 29 mai. 2022.

SILVA, M. O. Contextualização histórica da Química e sua importância no dia a dia. 2019. 49 p. Tese (Monografia) – Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/4336/1/Marinalda%20O.%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.

SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Cad. Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.13, n.3, p. 219-230, dez.1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7047/6523. Acesso em: 29 mai. 2022.

VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. 1996. 131 p. Tese (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/publico/tese.pdf. Acesso em: 30 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

BARBOZA, Talita Bernardi; GIBIN, Gustavo Bizarria. Visões de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência Química. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10816, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10816. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10816. Acesso em: 15 nov. 2024.