Visões de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10816

Palavras-chave:

Natureza da Ciência., Concepções de estudantes. , Educação Básica.

Resumo

A Ciência é fundamental para a sociedade, mas teriam os alunos a compreensão de como ela está inserida no seu cotidiano? Visões deformadas sobre o trabalho científico podem dificultar este entendimento, por isso, este trabalho objetiva investigar as concepções de alunos do Ensino Médio de escolas públicas sobre a Ciência e a Química. A pesquisa tem caráter qualitativo, e as ideias foram coletadas com um questionário. No estudo dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, e a metodologia dos programas de investigação científica de Imre Lakatos foi o referencial teórico do trabalho. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam a Química como a Ciência dos materiais, e entenderam que o trabalho científico é feito em equipe. Porém, não demonstraram entender como ocorre a construção do conhecimento científico.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

BARBOZA, Talita Bernardi; GIBIN, Gustavo Bizarria. Visões de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência Química. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10816, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10816. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10816. Acesso em: 22 dez. 2024.