Visões de alunos do Ensino Médio sobre a Ciência Química
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10816Palavras-chave:
Natureza da Ciência., Concepções de estudantes. , Educação Básica.Resumo
A Ciência é fundamental para a sociedade, mas teriam os alunos a compreensão de como ela está inserida no seu cotidiano? Visões deformadas sobre o trabalho científico podem dificultar este entendimento, por isso, este trabalho objetiva investigar as concepções de alunos do Ensino Médio de escolas públicas sobre a Ciência e a Química. A pesquisa tem caráter qualitativo, e as ideias foram coletadas com um questionário. No estudo dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, e a metodologia dos programas de investigação científica de Imre Lakatos foi o referencial teórico do trabalho. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam a Química como a Ciência dos materiais, e entenderam que o trabalho científico é feito em equipe. Porém, não demonstraram entender como ocorre a construção do conhecimento científico.
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