INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10791

Palavras-chave:

ICES, Revisão integrativa, Publicação científica

Resumo

As Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, no Brasil possuem a característica de ter se desenvolvido para atender as demandas locais e cumprir o papel que inicialmente deveria ser assumido pelo Estado. O intuito deste artigo foi identificar e analisar as publicações científicas sobre as ICES. Para tanto verificou-se 32 artigos científicos, disponibilizados em bases de dados científicas. A conclusão envolve uma mudança na perspectiva das pesquisas realizadas nos últimos dois anos, em que as publicações centraram suas discussões no papel da educação superior comunitária e da expansão da mercantilização da educação superior. E a lacuna apresentada por essa análise é referente aos impactos que essas instituições proporcionaram para as localidades em que estão inseridas.

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Biografia do Autor

Gabriela Buffon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Administração e mestre em Gestão e Desenvolvimento regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração, da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC)

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Docente do Programa de Pós-graduação em Administração - Universidade do Estado de Santa Catarina

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001) e Docente no Programa de Pós-graduação em Administração - Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

BUFFON, Gabriela; MORAES, Mário César Barreto; BORGES, Martha Kaschny. INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10791. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10791. Acesso em: 4 dez. 2024.