A MEMÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e10779

Palavras-chave:

Educação, Hugo de São Vítor, Leitura e memória.

Resumo

O estudo analisa a proposta pedagógica de Hugo de São Vítor (1096-1141) na obra Didascalicon de Studio Legendi (2001 [1127]). O objetivo principal é compartilhar as observações do autor sobre a relevância da memória e da História na formação humana, elementos que nos auxiliaram em uma reflexão sobre o trabalho e a formação do professor contemporâneo. A análise faz uso da metodologia de estudo da História Social para compreender que a leitura é um dos principais métodos de estudo e de ensino e que amparada pela memória, reduz o embrutecimento que a falta do conhecimento gera. Os resultados obtidos nos levam a entender que os docentes precisam, além de aprimorar suas metodologias, agir com conhecimento, haja vista que, o comportamento prudente e sábio do docente é um recurso didático importante a ser utilizado.

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Biografia do Autor

Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti, UEM - Universidade Estadual de Maringá-PR

Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Pedagoga na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR campus Paranavaí.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus Paranavaí

Doutorado em Educação, professora efetiva do Departamento de Teoria e Prática da Universidade de Maringá – UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade – GPEMC.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

PEIXOTO GONTIJO DE OLIVEIRA BONETTI, Carolina; BUTION PERIN, Conceição Solange. A MEMÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO HUMANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e10779, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e10779. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10779. Acesso em: 21 abr. 2025.