A MEMÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e10779Palavras-chave:
Educação, Hugo de São Vítor, Leitura e memória.Resumo
O estudo analisa a proposta pedagógica de Hugo de São Vítor (1096-1141) na obra Didascalicon de Studio Legendi (2001 [1127]). O objetivo principal é compartilhar as observações do autor sobre a relevância da memória e da História na formação humana, elementos que nos auxiliaram em uma reflexão sobre o trabalho e a formação do professor contemporâneo. A análise faz uso da metodologia de estudo da História Social para compreender que a leitura é um dos principais métodos de estudo e de ensino e que amparada pela memória, reduz o embrutecimento que a falta do conhecimento gera. Os resultados obtidos nos levam a entender que os docentes precisam, além de aprimorar suas metodologias, agir com conhecimento, haja vista que, o comportamento prudente e sábio do docente é um recurso didático importante a ser utilizado.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Del sentido y lo sensible, de la memoria y el recuerdo. Madrid: Aguilar, 1966.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edipro, 2012.
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2002.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: p. 28060, 23 dez. 1996.
BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FAINTANIN, P; VEIGA, B. Comentário sobre “A memória e a reminiscência de Aristóteles”. In: SÃO TOMÁS DE AQUINO. A memória e a reminiscência de Aristóteles. São Paulo, SP: Edipro, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
HAMMES, Erico João. Orientações e normas para trabalhos científicos conforme a ABNT. In: Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon; Lívia Haygert Pithan. (Org.). Trabalho de Conclusão no curso de Direito. 1ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019, p. 189-232
HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon. Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001 [1127].
ILLICH, I. En el viñedo del texto: etología de la lectura - un comentario al Didascálicon de Hugo de San Víctor. México: Fundo de Cultura Económica, 2002.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. INAF Brasil 2018: indicador de alfabetismo funcional - principais resultados. São Paulo: Ação Educativa, 2018. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf. Acesso em: 02 mar. 2025.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990.
OLIVEIRA, T. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História, Belo Horizonte, MG, v. 23, n. 37, p. 113-129, jun. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752007000100007. Acesso em: 02 mar. 2025.
OLIVEIRA, T. Memória e História da Educação Medieval: uma análise da Autentica Habita e do Estatuto de Sorbonne. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, p. 683-698, nov. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a09v14n3.pdf. Acesso em: 02 mar. 2025.
OLIVEIRA, T.; MENDES, C. M. M. A análise dos clássicos em/da História. In: ANDRADE, S. R.; ROLIM, R. C. (Orgs.). Introdução à Pesquisa Histórica. 1. ed. Maringá, PR: Ed. UEM, 2011, v. 1, p. 29-38.
OLIVEIRA, T. Ensino e debate na Universidade Parisiense do Século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá, PR: Eduem, 2012.
OLIVEIRA, T.; VIANA, A. P. dos S. Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval. História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 1, p. 391-408, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336178963_Um_estudo_sobre_intelecto_livre_arbitrio_e_virtudes_no_campo_da_Historia_da_Educacao_Medieval. Último acesso em: 01 mar. 2025.
MARCHIONNI, A. Introdução. In: HUGO DE SÃO VÍTOR, Didascálicon. Da arte de ler. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001 [1127].
PARO, V. H. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.
PERIN, C. S. B.; SANTIAGO, V. P. Hugo de Saint-Victor: considerações de um clássico sobre questões educacionais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 6, n. 3, p. 107-116, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.29451. Acesso em: 02 mar. 2025.
QUADROS, E. A questão da memória em Aristóteles e Agostinho: uma leitura a partir de Paul Ricoeur. Scintilla, Curitiba, PR, v. 13, n. 2, jul./dez. 2016.
SÃO TOMÁS DE AQUINO. A memória e a reminiscência de Aristóteles. Comentários de FAINTANIN, P; VEIGA, B. São Paulo, SP: Edipro, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.