O RESPEITO A SI E AOS OUTROS:

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10435

Resumo

Neste texto estão relatadas as experiências de construção e execução do projeto pedagógico interdisciplinar intitulado “O respeito a si e aos outros”. Articulando as disciplinas de Ciências e História, foram abordados os temas da desigualdade e violência de gênero. Trata-se de um projeto de intervenção na realidade que foi desenvolvido junto a estudantes da Educação Básica de uma escola pública localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. As atividades propostas tiveram como objetivo a reflexão para a construção de um raciocínio complexo, a fim de privilegiar a cultura da não violência. Sob o ponto de vista de uma perspectiva crítica, nos propusemos a contribuir com a educação enquanto estratégia de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARAÚJO, M. F. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 41-52, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652005000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 02 fev. 2021.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Volume II. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN72010.pdf?query=diretrizes%20curriculares. Acesso em: 25 fev. 2021.

CITELI, M. T. Fazendo diferenças: teorias sobre gênero, corpo e comportamento. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 131-145, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2001000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em:17 fev. 2021.

EL-HANI, C. N. Diferenças entre homens e mulheres: biologia ou cultura? Revista USP, São Paulo, [s.v.], n. 29, p. 149-160, mar./maio1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25665/27402. Acesso em: 16 ago. 2023.

FREIRE, P. "A EDUCAÇÃO é um ato político". Cadernos de Ciência, Brasília, [s.v.], n. 24, p. 21-22, jul./ago./set. 1991. Disponível em http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/1357. Acesso em: 26 dez. 2019.

KAZITORIS, A. R.; MEGID NETO, J. Concepções Alternativas no Ensino de Biologia: uma revisão dos resumos de 40 anos de dissertações e teses brasileiras (1972-2012). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015, p.1-7. Disponível em: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2266-1.PDF. Acesso em: 10 fev. 2021.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. Disponível em: https://www.ufpb.br/escolasplurais/contents/noticias/e-books/secao-1-10-32-de-de-finibus-bonorum-et-malorum-escrita-por-cicero-em-45-ac. Acesso em: 23 jun. 2021.

MACHADO, M. D. C. O discurso cristão sobre a “ideologia de gênero”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 26, n. 2, p.1-18, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2018000200212&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. A disciplina escolar ciências e suas especificidades. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. (orgs.). Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Editora Cortez, 2009. p. 67-84.

MONTAGNOLI, R. L.; SILVA, F. L. G. R.; MELO, M. M. R. Para além do menina veste rosa e menino veste azul: discutindo as relações de gênero na escola para a construção da cidadania. Revista Feminismos, Salvador, v. 8, n. 3, p. 37-50, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42803/23890. Acesso em: 23 jun. 2021.

NARVAZ, M. G.; KOLLER, S. H. Famílias e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 49-55, abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822006000100007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 fev. 2021.

ORTNER, S. Está a mulher para o homem como a natureza para a cultura? In: ROSALDO, M. Z.; LAMPHERE, L. (org). A Mulher, a Cultura e a Sociedade. Tradução de Cila Ankier e Rachel Gorenstein. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 95-120.

PATEMAN, C. O contrato sexual. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

PEREIRA, Z. M.; MONTEIRO, S. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica. Contexto & Educação, Ijuí, v. 30, n. 95, p.117-146, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3155. Acesso em: 05 fev. 2021.

SAFIOTTI, H. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

SANTOS, Romualdo José dos; BORDIGNON, Talita Francieli. O RESPEITO A SI E AOS OUTROS:: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e10435, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10435. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10435. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas