ENTRE FAZERES, FALÁCIAS E FORMAÇÃO: ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10227

Palavras-chave:

Ensino de arte. Pandemia. Fazer artístico

Resumo

O artigo trata de limites e possibilidades do ensino de arte no Brasil, no modo remoto, em tempos de pandemia da Covid-19. Apresenta reflexão substanciada em relatos de professores de arte, das redes públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, acerca dos desafios enfrentados na oferta de atividades de produção, apreciação e contextualização no ensino de arte. Com referências de Adorno e Ostrower, analisa a equidade e o alcance das estratégias docentes. Como conclusão, percebe-se que, ao lado avanços no tocante às atividades de apreciação e contextualização, o fazer artístico se viu danificado, em função não só das limitações técnicas, mas também pela desigualdade na posse de artefatos e do acesso à internet, comprometendo a qualidade do ensino ofertado, principalmente, aos estudantes das classes populares.

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Biografia do Autor

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graudação em Educação

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

NOGUEIRA, Monique Andries. ENTRE FAZERES, FALÁCIAS E FORMAÇÃO: ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10227, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10227. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10227. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética