O CARÁTER EXPERIMENTAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE ARTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10214

Palavras-chave:

Formação de Professores. Unidade Dialética. Elevação. Estética. Multiplicidade da arte.

Resumo

O artigo apresenta estudos teóricos e exemplos artísticos para demonstrar a relevância do ensino da arte contemporânea na escola e na formação de professores. Fundamentado no método materialista histórico e dialético, apresentamos algumas características experimentais da arte contemporânea, adotando como referência, relevantes análises de especialistas que, no entanto, fragmentam o entendimento e negam o caráter histórico, há reforçar à alcunha de complexidade inacessível aos alunos. Para Lukács a arte como particularidade, media a unidade entre o singular e o universal, fundamentando a crítica as compreensões fragmentadas que fortalecem a competitividade mercantil. A formação de professores de arte deve possibilitar amplo conhecimento de diferentes referências contemporâneas e uma sólida formação em estética e história da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS

Professor Dr. do PPGARTES e Curso de Graduação em Artes Visuais da Faculdade de Artes Letras e Comunicações - UFMS

Thiago Rodrigues Carvalho, Secretaria de Educação do Estado de MS

Estando ligado as pesquisas na área da Geografia Humana, atuando nos temas: fronteira, território, Estado e políticas governamentais, culturas, identidades, entre outros. Concluiu recentemente o curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFGD, com pesquisa interdisciplinar sobre a interface da literatura e o saber Geográfico, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior CAPES/PNDE em estágio sanduíche na Espanha.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

PAES, Paulo Cesar Duarte; CARVALHO, Thiago Rodrigues. O CARÁTER EXPERIMENTAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE ARTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10214, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10214. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10214. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética