A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10206

Palavras-chave:

Formação Docente, . Teoria Crítica da Sociedade., Semiformação, Experiência Estética.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de pensar nas contribuições da experiência estética, a partir das reflexões de Theodor W. Adorno (1903-1969), para a formação docente. Theodor W. Adorno, que integrou a primeira geração da chamada Escola de Frankfurt, teceu importantes reflexões críticas ao longo de sua produção escrita, entrelaçando arte e filosofia, com potencial para pensarmos os conceitos de Educação, Experiência e Formação na sociedade administrada. Na primeira parte deste trabalho, apresentaremos uma discussão teórica sobre esses três conceitos no mundo contemporâneo, tendo como base as reflexões presentes, particularmente, na Teoria da Semiformação (2010) de Adorno. Ao trazer para discussão do processo formativo na atualidade a tensão que Adorno alimenta entre a Bildung e a Halbbildung, buscaremos compreender a Educação em seu sentido de emancipação social e política. Na sequência, teceremos apontamentos sobre alguns elementos para pensar a experiência estética e a formação docente, de modo particular, pensar a tensão entre as obras de arte e os significados da formação docente em tempos de dominação da lógica mercantil no âmbito educacional.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

RIPA, Roselaine; SILVA, Alex Sander da. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10206, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10206. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10206. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética