EDUCAÇÃO ESTÉTICA E TRABALHO DOCENTE: A ANIMAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10194

Palavras-chave:

Educação estética. Trabalho. Animação

Resumo

O presente artigo analisa processos de socialização da arte no trabalho docente com animação. Discute os conceitos de Educação Estética (VIGOTSKI, 1991, 1994, 2010) e Trabalho (MARX 2010, LUKÁCS 1966, 1978, FRIGOTTO 2008) em situações concretas da práxis docente. A pesquisa qualitativa com inspiração na pesquisa-ação (MONCEAU, 2005) objetivou analisar a prática de três professoras de arte da Educação Básica, no município de Vitória, no ano de 2019. Os registros foram realizados em diários de bordo, questionários, gravações e observações em sala de aula, com atividades gravadas. Os resultados apontam para os processos de socialização da arte, promovendo Educação Estética e corroborando a noção de trabalho como princípio educativo. A animação nos espaços escolares redimensiona o trabalho docente para além de uma atividade de produção mecânica.

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Biografia do Autor

Gerda Margit Schutz-Foerste, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Educação pela UFF, pós-doutorado em Educação na Uni-Siegen-DE. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Ufes. Líder do Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias.

Thalyta Botelho Monteiro, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação/UFES, Licenciada em Artes Visuais/UFES,  Integrante do Grupo de Pesquisa Imagem, Tecnologia e Infância. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo- IFES-IBATIBA.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

SCHUTZ-FOERSTE, Gerda Margit; BOTELHO MONTEIRO, Thalyta. EDUCAÇÃO ESTÉTICA E TRABALHO DOCENTE: A ANIMAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA ARTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10194, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10194. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10194. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética