EDUCAÇÃO ESTÉTICA E TRABALHO DOCENTE: A ANIMAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10194Palavras-chave:
Educação estética. Trabalho. AnimaçãoResumo
O presente artigo analisa processos de socialização da arte no trabalho docente com animação. Discute os conceitos de Educação Estética (VIGOTSKI, 1991, 1994, 2010) e Trabalho (MARX 2010, LUKÁCS 1966, 1978, FRIGOTTO 2008) em situações concretas da práxis docente. A pesquisa qualitativa com inspiração na pesquisa-ação (MONCEAU, 2005) objetivou analisar a prática de três professoras de arte da Educação Básica, no município de Vitória, no ano de 2019. Os registros foram realizados em diários de bordo, questionários, gravações e observações em sala de aula, com atividades gravadas. Os resultados apontam para os processos de socialização da arte, promovendo Educação Estética e corroborando a noção de trabalho como princípio educativo. A animação nos espaços escolares redimensiona o trabalho docente para além de uma atividade de produção mecânica.
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