FORMAÇÃO HUMANA E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10148Palavras-chave:
Arte. Formação humana. Educação Profissional. Ensino Médio.Resumo
A contrapelo do “Novo Ensino Médio”, objetiva-se defender o Ensino Médio Integrado a partir da discussão sobre o lugar da Arte em uma formação omnilateral. Para tanto, discute-se por meio de pesquisa teórica, a concepção de formação humana e de arte, tendo como base as formulações de Marx. Também se recorre a uma experiência pedagógica construída sobre Educação Estética na Educação Profissional desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo. Conclui-se que como conteúdo de ensino, sob uma perspectiva crítica, a Arte pode deslocar a insistente concepção de educação profissional e técnica pautada no saber fazer de uma profissão para um horizonte mais amplo de formação de um ser humano inteiro. Assim, uma proposição crítica de ensino da Arte pode contribuir não apenas para a efetivação do Ensino Médio Integrado, como também para projetos educacionais de resistência a contrarreformas do ensino médio no Brasil.
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