FORMAÇÃO HUMANA E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10148

Palavras-chave:

Arte. Formação humana. Educação Profissional. Ensino Médio.

Resumo

A contrapelo do “Novo Ensino Médio”, objetiva-se defender o Ensino Médio Integrado a partir da discussão sobre o lugar da Arte em uma formação omnilateral. Para tanto, discute-se por meio de pesquisa teórica, a concepção de formação humana e de arte, tendo como base as formulações de Marx. Também se recorre a uma experiência pedagógica construída sobre Educação Estética na Educação Profissional desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo. Conclui-se que como conteúdo de ensino, sob uma perspectiva crítica, a Arte pode deslocar a insistente concepção de educação profissional e técnica pautada no saber fazer de uma profissão para um horizonte mais amplo de formação de um ser humano inteiro. Assim, uma proposição crítica de ensino da Arte pode contribuir não apenas para a efetivação do Ensino Médio Integrado, como também para projetos educacionais de resistência a contrarreformas do ensino médio no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Souza Chisté Leite, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É graduada em Educação Artística pela Ufes e em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). É professora do Ifes, atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e no Mestrado Profissional em Letras (Profletras). 

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Filosofia e em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Ufes, atua no Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (Ifes) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

DE SOUZA CHISTÉ LEITE, Priscila; SOARES DELLA FONTE, Sandra. FORMAÇÃO HUMANA E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10148, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10148. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10148. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética