FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FOTOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10141

Palavras-chave:

Fotografia. Arte. Formação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

Neste artigo encontram-se articuladas questões que abrangem formulações sobre a gênese da fotografia, sua criação e recepção a partir de Kossoy (2007, 2009, 2012); uma abordagem crítica das tecnologias no campo da fotografia a partir de Flusser (1985) e a concepção de práxis criadora ancorada em Vázquez (1978, 2005), como bases para pensar o ensino de fotografia na formação inicial dos professores de arte. Essas bases são compreendidas a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, e trazem como objeto de análise os conhecimentos desenvolvidos no âmbito do projeto Clube de Fotografia (LIFE/UDESC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucila Horn, UDESC

Artista, educadora e produtora cultural. Possui Graduação em Educação Artística (CEART/UDESC), Aperfeiçoamento em Pintura (UDESC), Especialização em Arte e Ciências Humanas (CEART/UDESC), Especialização em Fotografia e imagem em Movimento (UP), Mestrado em Educação e cultura (FAED/UDESC), e atualmente é doutoranda em Educação (FAED/UDESC).

Maria Cristina Da rosa Fonseca da Silva, UDESC

Professora doutora do Departamento de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atua na Licenciatura em Artes Visuais e nos Programas de Pós-Graduação em: Artes Visuais, Educação e no PROFARTES. Coordena o projeto em rede “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados Brasil e Argentina”.

Ana Paula Maciel Soukef Mendes, UDESC

Pesquisadora e fotógrafa, doutora em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e pós-doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Desenvolve pesquisas sobre fotografia latino-americana e memória indígena. Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos (LIFE/UDESC).

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

HORN, Maria Lucila; DA ROSA FONSECA DA SILVA, Maria Cristina; MENDES, Ana Paula Maciel Soukef. FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FOTOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10141, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10141. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10141. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética