FOTOENSAYO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e10087

Palavras-chave:

Formação de Professores. Formação Estética. Pesquisa Educativa Baseada em Artes. Ensaio Fotográfico Multimodal.

Resumo

Espaços efêmeros de formação estética é o tema desta pesquisa entre a Universidade de Girona (Espanha) e a Universidade Federal Fluminense (Brasil). O campo é a Universidade de Girona e sujeitos da pesquisa os alunos da disciplina "Atelier para o Primeiro Ciclo de Educação Infantil" do Curso de Graduação de Professor de Educação Infantil. Este artigo apresentará reflexões sobre um ensaio fotográfico multimodal das memórias da disciplina. O objetivo é refletir sobre as relações que podem ser estabelecidas entre narrativas verbais e visuais para relatar as práticas pedagógicas da formação docente. A metodologia adotada é a “Pesquisa Baseada nas Artes”. O ensaio fotográfico multimodal provou ser uma ferramenta potente a ser aplicada em pesquisas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora da Rocha Gaspar, Universidade Federal Fluminense - UFF Universitat de Girona - UdG

Profesora e Investigadora de la Universidad de Girona (España) y de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Postdoctorado en la Universidad de Girona. Doctorado en Artes y Educación en la Universidad de Barcelona. Máster en Educación en la UFSC. Licenciatura Plena en Educación Artística: Artes Plásticas en la Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Vilma Justina Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF Universitat de Girona - UdG

Doctoranda em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) en regime de co-tutela em Artes y Educación com a Universidad de Girona (España). Mestrado em Educação: Currículo na Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Idealizadora e coordenadora do Calore Atelie, espaço de formação estética para professores.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

DA ROCHA GASPAR, Débora; SILVA, Vilma Justina. FOTOENSAYO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e10087, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e10087. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10087. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética