IMPACTO DA VIOLÊNCIA NO ENSINO PELO OLHAR DE PROFESSORAS PARTICIPANTES DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10086

Palavras-chave:

Violência escolar, Professor, Círculos de Construção de Paz, Justiça Restaurativa.

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo sobre violência escolar, resultante de pesquisa de mestrado realizada em 2020 com sete professoras de colégios estaduais de Foz do Iguaçu-PR, atuantes nos anos finais do ensino fundamental e médio. Buscou-se identificar o impacto da violência escolar no ensino na perspectiva das professoras participantes dos Círculos de Construção de Paz, técnica proveniente da Justiça Restaurativa, utilizada na coleta de dados de forma online devido à pandemia da Covid-19. A análise de dados foi fenomenológica e os resultados mostraram que o impacto da violência escolar no ensino se dá pelo afastamento de função de professores, doença física e mental. A técnica do Círculo de Construção de Paz, inédita para as participantes, foi bem aceita como possibilidade de utilização em sala de aula para tratar a violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Jane Passeri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Discente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Foz.  Psicóloga no Núcleo de Apoio a Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Mestrado em Educação pela PUC-PR. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz. 

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

PASSERI, Helen Jane; PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma. IMPACTO DA VIOLÊNCIA NO ENSINO PELO OLHAR DE PROFESSORAS PARTICIPANTES DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e10086. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10086. Acesso em: 22 dez. 2024.