IMPACTO DA VIOLÊNCIA NO ENSINO PELO OLHAR DE PROFESSORAS PARTICIPANTES DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e10086Palavras-chave:
Violência escolar, Professor, Círculos de Construção de Paz, Justiça Restaurativa.Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo sobre violência escolar, resultante de pesquisa de mestrado realizada em 2020 com sete professoras de colégios estaduais de Foz do Iguaçu-PR, atuantes nos anos finais do ensino fundamental e médio. Buscou-se identificar o impacto da violência escolar no ensino na perspectiva das professoras participantes dos Círculos de Construção de Paz, técnica proveniente da Justiça Restaurativa, utilizada na coleta de dados de forma online devido à pandemia da Covid-19. A análise de dados foi fenomenológica e os resultados mostraram que o impacto da violência escolar no ensino se dá pelo afastamento de função de professores, doença física e mental. A técnica do Círculo de Construção de Paz, inédita para as participantes, foi bem aceita como possibilidade de utilização em sala de aula para tratar a violência escolar.
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