INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE

Autores

  • Hugo Dias Amaro Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Elder Semprebon Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Edson Adir Baron Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Curso de Ciências Contábeis.
  • Angelo Felipe Dezevecki Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Curso de Ciências Contábeis.

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2016448-67

Palavras-chave:

Procrastinação, Ensino superior, Autoavaliação de desempenho, Autoeficácia.

Resumo

O estudo objetiva verificar a influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com os níveis de percepção de autoeficácia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados à área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Turismo. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, testes multivariados e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que a procrastinação acadêmica exerce influência negativa na autoavaliação de desempenho discente, corroborando a primeira hipótese do estudo. Para a segunda hipótese, utilizou-se como variável moderadora a percepção dos discentes sobre sua autoeficácia. Os resultados revelam que a influência da procrastinação na autoavaliação de desempenho discente é estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficácia, confirmando a segunda hipótese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanço dos estudos sobre procrastinação ao elucidar o impacto deste fenômeno na própria percepção de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficácia nesta relação.

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Biografia do Autor

Hugo Dias Amaro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), especialista em GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA - AEMS - Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (2009) e mestre em CONTABILIDADE pela UFPR - Universidade Federal do Paraná ( 2012-2014). Doutorando em ADMINISTRAÇÃO pela PUCPR. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR do campus de Curitiba.

Elder Semprebon, Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor e Mestre em Administração na linha de pesquisa em Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, cursou Educational Program na Warrington College of Business University of Florida em Marketing and Entrepreneurship, Especialista em Marketing e Propaganda e Bacharel em Administração pela UEL. Atualmente é professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Interesses de pesquisa em marketing e branding.

Edson Adir Baron Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Curso de Ciências Contábeis.

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tuiuti do Paraná(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade.

Angelo Felipe Dezevecki, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Curso de Ciências Contábeis.

Atualmente é estagiário - Usina Elétrica a Gás de Araucária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis 

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Amaro, H. D., Semprebon, E., Baron Junior, E. A., & Dezevecki, A. F. (2016). INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE. Revista Universo Contábil, 12(4), 48–67. https://doi.org/10.4270/ruc.2016448-67

Edição

Seção

Seção Nacional