INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.2016448-67Mots-clés :
Procrastinação, Ensino superior, Autoavaliação de desempenho, Autoeficácia.Résumé
O estudo objetiva verificar a influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com os níveis de percepção de autoeficácia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados à área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Turismo. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, testes multivariados e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que a procrastinação acadêmica exerce influência negativa na autoavaliação de desempenho discente, corroborando a primeira hipótese do estudo. Para a segunda hipótese, utilizou-se como variável moderadora a percepção dos discentes sobre sua autoeficácia. Os resultados revelam que a influência da procrastinação na autoavaliação de desempenho discente é estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficácia, confirmando a segunda hipótese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanço dos estudos sobre procrastinação ao elucidar o impacto deste fenômeno na própria percepção de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficácia nesta relação.
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