PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO EMPÍRICO

Auteurs-es

  • Neander da Silva Nazário Universidade de Brasília
  • Paulo César de Melo Mendes Universidade de Brasília
  • Ducineli Régis Botelho de Aquino Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Mots-clés :

Ensino Superior, Contabilidade Tributária, Instituições de Ensino Superior.

Résumé

A falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão que fazem sobre a Contabilidade e a Legislação Tributária são uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Desse modo, o objetivo da pesquisa é identificar o grau de importância que o estudante de graduação em Ciências Contábeis do Distrito Federal atribui aos assuntos tributários em suas Instituições de Ensino Superior (IES). O trabalho será conduzido pelo método de estudo de campo, utilizando-se o processo de amostragem não probabilística e com aplicação de questionário nas instituições de ensino superior com maior tradição do ensino contábil no Distrito Federal. Será feita a análise dos dados e, em seguida, explicado os resultados encontrados, demonstrando o destaque dado pelos estudantes ao conteúdo tributário. Os resultados da pesquisa demonstram que os alunos têm interesse pelo assunto, porém, não o vêem como mais importante para seu futuro profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Nazário, N. da S., Mendes, P. C. de M., & Aquino, D. R. B. de. (2008). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO EMPÍRICO. Revista Universo Contábil, 4(3), 64–81. https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Numéro

Rubrique

Seção Nacional