TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20084Mots-clés :
Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.Résumé
Este artigo discute a transferência do conhecimento. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve várias actividades. No âmbito duma pesquisa sobre as actividades de gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, o artigo procede ainda a uma breve caracterização do sector objecto de estudo e analisa as formas de transferência e possíveis obstáculos à transferência do conhecimento, no ensino superior público em Portugal, mais concretamente nas organizações do ensino superior público vocacionadas para a formação na área científica de gestão e economia. No trabalho de investigação, foram desenvolvidos inquéritos por questionário (1.010), estruturados, tendo sido recepcionados e tratados 142. Os três principais resultados atingidos permitem concluir que, quanto à atitude da organização sobre a gestão do conhecimento, mais concretamente quanto à modalidade de formação entendida como a mais atractiva para o futuro da organização, será, no que se refere ao ensino politécnico, os cursos de graduação e, em relação ao ensino universitário, serão os cursos de formação pós-graduação sem grau e os cursos de mestrados. No que concerne a um outro objectivo da investigação, que se refere ao como a organização ultrapassa as dificuldades que enfrenta para a citada transferência, podemos concluir que os dois subsistemas de ensino superior referem a internet e outras tecnologias como já em uso na organização. Concluímos que, relativamente ao objectivo que visava identificar o que dificulta a citada transferência, identificámos que os factores são, por ordem de dificuldades impostas à transferência do conhecimento, a sociedade informal na organização, de seguida, os canais de comunicação e, finalmente, os recursos organizacionais. Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.