TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20084Palabras clave:
Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.Resumen
Este artigo discute a transferência do conhecimento. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve várias actividades. No âmbito duma pesquisa sobre as actividades de gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, o artigo procede ainda a uma breve caracterização do sector objecto de estudo e analisa as formas de transferência e possíveis obstáculos à transferência do conhecimento, no ensino superior público em Portugal, mais concretamente nas organizações do ensino superior público vocacionadas para a formação na área científica de gestão e economia. No trabalho de investigação, foram desenvolvidos inquéritos por questionário (1.010), estruturados, tendo sido recepcionados e tratados 142. Os três principais resultados atingidos permitem concluir que, quanto à atitude da organização sobre a gestão do conhecimento, mais concretamente quanto à modalidade de formação entendida como a mais atractiva para o futuro da organização, será, no que se refere ao ensino politécnico, os cursos de graduação e, em relação ao ensino universitário, serão os cursos de formação pós-graduação sem grau e os cursos de mestrados. No que concerne a um outro objectivo da investigação, que se refere ao como a organização ultrapassa as dificuldades que enfrenta para a citada transferência, podemos concluir que os dois subsistemas de ensino superior referem a internet e outras tecnologias como já em uso na organização. Concluímos que, relativamente ao objectivo que visava identificar o que dificulta a citada transferência, identificámos que os factores são, por ordem de dificuldades impostas à transferência do conhecimento, a sociedade informal na organização, de seguida, os canais de comunicação e, finalmente, os recursos organizacionais. Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento. Obstáculos à transferência de conhecimento. Ensino superior.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Simões, J. M. M. (2008). TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL. Revista Universo Contábil, 4(1), 95–113. https://doi.org/10.4270/ruc.20084
Número
Sección
Sección Internacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.