INTERFACE DOS ELEMENTOS DA ATRIBUIÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.2021101

Mots-clés :

Atribuição, Narrativas contábeis., Legitimidade, Narrativas contábeis

Résumé

O estudo analisa a interface dos elementos da atribuição e das estratégias textuais semântico-funcionais de legitimidade adotadas pelo(s) preparador(es) das narrativas contábeis diante da ocorrência de um evento adverso na organização. Analisaram-se narrativas da Samarco Mineração S.A. de períodos antes e após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, contidas em mensagens da presidência, relatórios da administração, relatório dos auditores, notas explicativas dos relatórios anuais e boletins de imprensa do website da empresa, por meio das técnicas de análise de conteúdo e análise de correspondência múltipla entre as narrativas categorizadas como elementos da atribuição (locus de atribuição, controlabilidade, estabilidade causal, valência de efeitos, locus de atribuição de relações afetivas e intencionalidade) e estratégias textuais semântico-funcionais de legitimidade (autorização, normalização, racionalização, moralização e narrativas). Os resultados mostram que antes do evento houve atribuições a fatores externos e manifestações afetivas de orgulho que remetiam à autorização e normalização. Efeitos positivos foram focados em narrativas de eficiência das atividades, com estabilidade causal voltada à racionalização. A prioridade da empresa era o incremento da produção e aumento dos lucros e dividendos. Após o evento, as atribuições internas remetem à autorização e normalização. Atribuições de controlabilidade, estabilidade causal, valência de efeitos positivos, relações de orgulho e intencionalidade focam o uso da moralização e o não uso da racionalização. As evidências apontam que os elementos de atribuição e as estratégias semântico-funcionais de legitimação estão imbricados conforme o contexto situacional da empresa para com os seus stakeholders.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AERTS, W. Inertia in the attributional content of annual accounting narratives. European Accounting Review, v. 10, n. 1, p. 3-32, 2001.

AERTS, W. Picking up the pieces: Impression management in the retrospective attributional framing of accounting outcomes. Accounting, Organizations and Society, v. 30, n. 6, p. 493-517, 2005.

AERTS, W.; CORMIER, D. Media legitimacy and corporate environmental communication. Accounting, Organizations and Society, v. 34, n. 1, p. 1-27, 2009.

ALLEN, M. W.; CAILLOUET, R. H. Legitimation endeavors: Impression management strategies used by an organization in crisis. Communication Monographs, v. 61, n. 1, p. 44-62, 1994.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEELITZ, A.; MERKL-DAVIES, D. M. Using discourse to restore organizational legitimacy: CEO-speak after an incident in a German nuclear power plant. Journal of Business Ethics, v. 108, n. 1, p. 101-20, 2012.

BETTMAN, J. R.; WEITZ, B. A. Attributions in the board room: Causal reasoning in corporate annual reports. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 2, p. 165-183, 1983.

CHEN, W.; HAN, J.; TAN, H. T. Investor reactions to management earnings guidance attributions: The effects of news valence, attribution locus, and outcome controllability. Accounting, Organizations and Society, v. 55, n. 1, p. 83-95, 2016.

COOMBS, W. T. Choosing the Right Words: The Development of Guidelines for the Selection of the Appropriate Crisis-Response Strategies. Management Communication Quarterly, v. 8, n. 4, p. 447-476, 1995.

CZARNIAWSKA, B. The uses of narrative in organization research. GRI Report, 5, 2000. Disponível em: <https://gupea.ub.gu.se/bitstream/2077/2997/1/GRI-rapport-2000-5.pdf>. Acesso em 11 ago. 2017.

ELSBACH, K. D. The architecture of legitimacy: Constructing accounts of organizational controversies. In: JOST, J. T.; MAJOR, B. (Eds). The psychology of legitimacy: Emerging perspectives on ideology, justice and intergroup relations (p. 391-415, Chapter 16). Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

FÁVERO, L. P. Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

HEIDER, F. The psychology of interpersonal relations. New York: Wiley, 1958.

JAYAMOHAN, P.; MCKELVIE, A.; MOSS, T. W. Blame you, blame me: Exploring attribution differences and impact in family and nonfamily firms. Family Business Review, v. 30, n. 3, p. 284-308, 2017.

KELLEY, H. H. The Processes of causal attribution. American Psychologist, v. 28, n. 2, p. 107-128, 1973.

KELLEY, H. H.; MICHELA, J. L. Attribution theory and research. Annual Review of Psychology, v. 31, n. 1, p. 457-501, 1980.

KIBLER, E.; MANDL, C.; KAUTONEN, T.; BERGER, E. S. C. Attributes of legitimate venture failure impressions. Journal of Business Venturing, v. 32, n. 2, p. 145-161, 2017.

KOONCE, L.; SEYBERT, N.; SMITH, J. Causal reasoning in financial reporting and voluntary disclosure. Accounting, Organizations and Society, v. 36, n. 4-5, p. 209-225, 2011.

LAAMANEN, T.; LAMBERG, J.; VAARA, E. Explanations of success and failure in management learning: What Canwe learn from Nokia's rise and fall? Academy of Management Learning and Education, v. 15, n. 1, p. 2-25, 2016.

LLEWELLYN, S. Narratives in accounting and management research. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 12, n. 2, p. 220-237, 1999.

MANTERE, S.; AULA, P.; SCHILDT, H.; VAARA, E. Narrative attributions of entrepreneurial failure. Journal of Business Venturing, v. 28, n. 4, p. 459-473, 2013.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. M. A conceptual framework of impression management: New insights from psychology, sociology, and critical perspectives. Accounting and Business Research, v. 41, n. 5, p. 415-437, 2011.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. A theoretical framework of external accounting communication: Research perspectives, traditions, and theories. Accounting, Auditing and Accountability Journal, v. 30, n. 2, p. 433-469, 2017.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF). Procuradoria da República nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo - Força Tarefa Rio Doce. MPF n. º 1.22.000.000003/2016-04, 2016. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/mg/sala-de-imprensa/docs/denuncia-samarco/view>. Acesso em 2 nov. 2018.

PAINTER, C.; MARTINS, J. T. Organisational communication management during the Volkswagen diesel emissions scandal: A hermeneutic study in attribution, crisis management, and information orientation. Knowledge and Process Management, v. 24, n. 3, p. 204-218, 2017.

SILVESTER, J. Attributional coding. In: Cassell, C.; Symon, G. (Eds.). Essential guide to qualitative methods in organisational research (p. 228-231). London: Sage, 2004.

SUCHMAN, M. C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995.

TENNERT, F. An attributional analysis of corporate reporting in crisis situations: The 2010 Toyota recall. Journal of Communication Management, v. 18, n. 4, p. 422–435, 2014.

THIBAUT, J. W.; RIECKEN, H. W. Some determinants and consequences of the perception of social causality. J. Pel's, v. 24, n. 1, p. 3-33, 1955.

VAARA, E. Struggles over legitimacy in the Eurozone crisis: Discursive legitimation strategies and their ideological underpinnings. Discourse & Society, v. 25, n. 4, p. 500-518, 2014.

VAARA, E.; TIENARI, J. A discursive perspective on legitimation strategies in multinational corporations. Academy of Management Review, v. 33, n. 4, p. 985-993, 2008.

VAN LEEUWEN, T.; WODAK, R. Legitimizing immigration control: A discourse-historical perspective. Discourse Studies, v. 1, n. 1, p. 83-118, 1999.

WORTHY, M. M.; WRIGHT, J. M.; SHAW, M. E. Effects of varying degrees of legitimacy in the attribution of responsibility for negative events. Psycho Sci., v. 1, n. 1-12, p. 169-170, 1964.

Publié-e

2022-02-23

Comment citer

Theiss, V., Beuren, I. M., & Niyama, J. K. (2022). INTERFACE DOS ELEMENTOS DA ATRIBUIÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS. Revista Universo Contábil, 17(1), 07–26. https://doi.org/10.4270/ruc.2021101

Numéro

Rubrique

Seção Nacional