SISTEMAS DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO, CLAREZA DE PAPEL, EMPOWERMENT PSICOLÓGICO E DESEMPENHO GERENCIAL: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES

Auteurs-es

  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marcielle Anzilago Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20173%25p

Mots-clés :

Sistemas de mensuração de desempenho, Empowerment psicológico, Clareza de papel, Desempenho gerencial.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo investigar como a relação entre sistemas de mensuração de desempenho e o desempenho gerencial pode ser explicado pelas variáveis intervenientes de clareza de papel e empowerment psicológico. A pesquisa foi realizada fundamentando-se no estudo de Hall (2008), o qual foi enviado a 74 gestores de um grupo de lojas pertencentes a uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, o qual utilizou-se de estatística descritiva e equações estruturais por meio de PLS (Partial Least Squares). Os resultados evidenciam que, os sistemas de mensuração de desempenho afetam a clareza de papéis (objetivos e processos) e a dimensão competência do empowerment psicológico; que a clareza de objetivos e processos afetam o desempenho gerencial, entretanto o mesmo não é afetado pela dimensão impacto do empowerment psicológico. Conclui-se que os sistemas PMS estão diretamente relacionados com a função de cada gestor, pois observam claramente suas funções e objetivos/metas, verifica-se que este conhecimento influencia positivamente e significativamente na relação com o desempenho gerencial, podendo depreender que quando os papéis são claros e as metas completamente conhecidas, estas afetam positivamente o desempenho. Como limitação do presente estudo salienta-se a análise realizada sem a observação dos efeitos de mediação entre as variáveis. Por isso, como recomendações futuras, sugere-se a consideração desta observação, como também a ampliação da amostra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Edicreia Andrade dos Santos
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCont) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutoranda em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, Centro Socioeconômico,
E-mail: edicreiaandrade@yahoo.com.br
Telefone para contato: (48)3721-6436

Marcielle Anzilago, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCont) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

E-mail: marcianzilago@gmail.com

Telefone para contato: (41) 9282-6327

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina.

Pós-doutorado em Contabilidade pela Universidad de Valencia (España).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, Centro Socioeconômico, Florianópolis

Email: rogeriolunkes@hotmail.com

Telefone para contato: (48)3721-6436

Références

ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistema de Controle Gerencial. São Paulo: McGraw Hill, 2008.

BARTON, H.; BARTON, L. C. Trust and psychological empowerment in the Russian work context. Human Resource Management Review, v. 21, n.1, p. 201-208, 2011.

BIDO, D. S.; SILVA, D.; SOUZA, C. A.; GODOY, A. S. Mensuração com indicadores formativos nas pesquisas em administração de empresas: como lidar com multicolinearidade entre eles? Administração: Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 2, p. 45-269, 2010.

BISBE, J.; MALAGUEÑO, R. Using performance measurement systems for strategy formulation: does it work in dynamic environments? Management Accounting Research, v. 23, n. 4, p. 296-311, 2012.

BOWEN, D. E.; LAWLER, E. E. The empowerment service workers: what, why, how, and when. Sloan Management Review, v. 33, n.1, p. 31-39, 1992.

CHENHALL, R. H. Management control systems design within its organizational context: findings from contingency-based research and directions for the future. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n. 2, p. 127-168, 2003.

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences (revised ed.). 1977.

CONGER, J. A.; KANUNGO, R. N. The empowerment process: integrating theory and practice. Academy of Management Review, v. 13, n.3, p. 471–482, 1988.

COVALESKI, M. A.; EVANS, J. H.; LUFT, J. L.; SHIELDS, M. Budgeting research: three theoretical perspectives and criteria for selective integration. Journal of Management Accounting Research, v. 15, n.1, p.3-49, 2003.

DICKSON, K. E.; LORENZ, A. Psychological Empowerment and Job Satisfaction of Temporary and Part-Time Non-standard Workers: a Preliminary Investigation, Institute of Behavioral and Applied Management, Southeast Missouri State University, Girardeau, MO, 2009.

FORD, R. C.; FOTTLER, M.D. Empowerment: a matter of degree. Academy of Management Executive, v. 9, n. 3, p.21-28, 1995.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. XVIII, p. 39-50, 1981.

GUNASEKARAN, A.; PATEL, C.; MCGAUGHEY, R. E. A framework for supply chain performance measurement. International Journal of Production Economics. v. 87, n. 3, p. 333-347, 2004.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HALL, M. The effect of comprehensive performance measurement systems on role clarity, psychological empowerment and managerial performance. Accounting, Organizations and Society, v.33, n. 2-3, p. 141-163, 2008.

HECHANOVA, R. M.; ALAMPAY, R. B. A.; FRANCO, E. P. Psychological empowerment, job satisfaction, and performance among Filipino service workers. Asian Journal of Social Psychology, v. 9, n.1, p.72-78, 2009.

HENRI, J. Management control systems and strategy: a resource based perspective. Accounting, Organizations and Society, v. 31, n. 6, p. 529-558, 2006.

ITTNER, C. D.; LARCKER, D. F. Innovations in performance measurement: trends and research implications. Journal of Management Accounting Research, v. 10, n.1, p. 205-238, 1998.

ITTNER, C. D.; LARCKER, D. F.; RANDALL, T. Performance implications of strategic performance measurement in financial services firms. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n.7, p. 715-741, 2003.

KAHN, R. L.; WOLFE, D. M.; QUINN, R. P.; SNOEK, J. D.; ROSENTHAL, R. A. Organizational stress: studies in role conflict and ambiguity. New York: Wiley, 1964.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Translating strategy into action: the balanced scorecard. Boston: Harvard Business School Press, 1996.

KLANN, R. C.; BEUREN, I. M. Relações do empowerment psicológico com o sistema de mensuração de desempenho e o desempenho gerencial. Revista Ambiente Contabil, v. 6, n. 2, p. 116-133, 2014.

LIDEN, R. C.; WAYNE, S. J., SPARROWE, R. T. An examination of the mediating role of psychological empowerment on the relations between the job, interpersonal relationships, and work outcome, Journal of Applied Psychology, v. 85, n.3, p. 407-416, 2000.

LOCKE, E. A. Motivation through conscious goal setting. Applied and Preventive Psychology, v. 5, n. 2, p. 117-124, 1996.

LOCKE, E.A.; LATHAM, G.P. Building a practically useful theory of goal setting and task motivation: a 35-year odyssey. American Psychologist, v. 57, n. 9, p. 705-717, 2002.

LYNCH, R. L.; CROSS, K. F. Measure up - Yardsticks for continuous improvement. Cambridge, MA: Basil Blackwell, 1992.

MALINA, M. A.; SELTO, F. H. Communicating and controlling strategy: an empirical study of the effectiveness of the balanced scorecard. Journal of Management Accounting Research, 13, p. 47-90, 2001.

MANZ, C.; SIMS, H. Leading workers to lead themselves: The external leadership of self- managed work teams. Administrative Science Quarterly, v. 32, p. 106-128, 1993.

MARGINSON, D.; MCAULAY, L.; ROUSH, M.; VAN ZIJL, T. Examining a positive psychological role for performance measures. Management Accounting Research, v. 25, n. 1, p. 63-75, 2014.

NEELY, A. D. The evolution of performance measurement research: developments in the last decade and a research agenda for the next. International Journal of Operations and Production Management, n. 25, v. 12, p. 1264-1277, 2005.

NEELY, A.; MILLS, J.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management. v. 15, n. 4, p. 80-116, 1995.

ONYISHI, E. I. The role of organizational support, psychological empowerment and employment status on organizational citizenship behavior. Department of Psychology, University of Nigeria, Nsukka, unpublished doctoral dissertation, 2006.

OTLEY, D. Performance management: a framework for management control system design. Management Accounting Research, v. 10, n.4, p. 363-382, 1999.

QUINN, R. E.; SPREITZER, G. M. The road to empowerment: seven questions every leader should consider. Organizational Dynamics, v. 26, n.2, p. 37-49, 1997.

RINGLE, C. M.; SILVA, D.; BIDO, D. S. Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. REMark, v. 13, n. 2, p. 54, 2014.

SAWYER, J. E. Goal and process clarity: specification of multiple constructs of role ambiguity and a structural equation model of their antecedents and consequences. Journal of Applied Psychology, v. 77, n. 2, p. 130, 1992.

SIMONS, R. Levers of Control: How Managers Use Innovative Control Systems to Drive Strategic Renewal. Harvard Business School Press, Boston, M, 1995.

SHIELDS, M. D.; DENG, F. J.; KATO, Y. The design and effects of control systems: tests of direct and indirect effect models. Accounting, Organizations and Society, v. 25, n.1, p. 185- 202, 2000.

SPECTOR, P. E. Perceived control by employees: a meta-analysis of studies concerning autonomy and participation at work. Human Relations, v. 39, n.11, p. 1005-1016, 1986.

SPREITZER, G. M. Psychological empowerment in the workplace: dimensions, measurement, and validation. Academy of Management Journal, v. 38, n.5, p. 1442-1466, 1995.

SPREITZER, G. M. Social structural characteristics of psychological empowerment. Academy of Management Journal, v. 39, n.2, p. 483-504, 1996.

SPRINKLE, G. B. Perspectives on experimental research in managerial accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 28, n. 2, p. 287-318, 2003.

THOMAS, K. W.; VELTHOUSE, B. A. Cognitive elements of empowerment: an interpretive model of intrinsic task motivation. Academy of Management Review, v. 15, n.4, p. 666-681, 1990.

TUBRE, T. C.; COLLINS, J. M. Jackson and Schuler (1985) revisited: A metaanalysis of the relationships between role ambiguity, role conflict, and job performance. Journal of Management, v. 26, n. 1, p. 155-169, 2000.

WEBB, R. A. Managers commitmentto the goals contained in a strategic performance measurement system. Contemporary Accounting Research, v. 21, n.4, p. 925-958, 2004.

WELLINS, R.S.; BYHAM, W.C.; WILSON, J.M. Empowered Reams, Jossey-Bass, San Francisco, CA, 1991.

YULIANSYAH, Y.; KHAN, A. A. Strategic performance measurement system: a service sector and lower level employees empirical investigation. Corporate Ownership & Control, v. 12, n. 3, p. 304, 2015.

Publié-e

2017-09-30

Comment citer

Andrade dos Santos, E., Anzilago, M., & Lunkes, R. J. (2017). SISTEMAS DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO, CLAREZA DE PAPEL, EMPOWERMENT PSICOLÓGICO E DESEMPENHO GERENCIAL: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES. Revista Universo Contábil, 13(3), 143–161. https://doi.org/10.4270/ruc.20173%p

Numéro

Rubrique

Seção Nacional