TECNOLOGIA COMO DETERMINANTE DE CUSTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA TELEVISIVA
Mots-clés :
GGestão estratégica de custos, determinantes de custos, tecnologia, televisão digital.Résumé
O objetivo do estudo é analisar o impacto da tecnologia como fator determinante de custos de uma empresa televisiva, sediada em Porto Alegre (RS), dada a mudança do sistema de transmissão analógica para o sistema digital. A pesquisa, desenvolvida no segundo semestre de 2014, utiliza a estratégia metodológica do estudo de caso único, com abordagem descritiva e qualitativa. A coleta de dados se deu por entrevistas com gestores da empresa, pela análise documental e verificações in loco. Os resultados indicam que a tecnologia impactou nos determinantes de custos estruturais e operacionais, tornando mais difícil alcançar a eficiência operacional existente com o sinal analógico. Os principais elementos de custos afetados relacionam-se ao consumo de energia elétrica, mudança de perfil dos profissionais contratados com maior qualificação e treinamento. Observou-se também que houve reflexos nos índices de audiência que, embora tenham melhorado no ano subsequente ao início das transmissões digitais, apresentaram tendência de queda, porém, de acordo com a empresa, menos acentuada do que o previsto. Quanto às receitas, percebeu-se comportamento semelhante ao identificado nos índices de audiência, à exceção do ano de 2013 em que houve um incremento importante. De modo geral, essas constatações contrariam os ganhos reportados por estudos realizados sobre a tecnologia como determinante de custos.
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