TECNOLOGIA COMO DETERMINANTE DE CUSTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA TELEVISIVA

Authors

  • Paulo Roberto Reichelt Ayres Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marcos Antônio de Souza PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Keywords:

GGestão estratégica de custos, determinantes de custos, tecnologia, televisão digital.

Abstract

O objetivo do estudo é analisar o impacto da tecnologia como fator determinante de custos de uma empresa televisiva, sediada em Porto Alegre (RS), dada a mudança do sistema de transmissão analógica para o sistema digital. A pesquisa, desenvolvida no segundo semestre de 2014, utiliza a estratégia metodológica do estudo de caso único, com abordagem descritiva e qualitativa. A coleta de dados se deu por entrevistas com gestores da empresa, pela análise documental e verificações in loco. Os resultados indicam que a tecnologia impactou nos determinantes de custos estruturais e operacionais, tornando mais difícil alcançar a eficiência operacional existente com o sinal analógico. Os principais elementos de custos afetados relacionam-se ao consumo de energia elétrica, mudança de perfil dos profissionais contratados com maior qualificação e treinamento. Observou-se também que houve reflexos nos índices de audiência que, embora tenham melhorado no ano subsequente ao início das transmissões digitais, apresentaram tendência de queda, porém, de acordo com a empresa, menos acentuada do que o previsto. Quanto às receitas, percebeu-se comportamento semelhante ao identificado nos índices de audiência, à exceção do ano de 2013 em que houve um incremento importante. De modo geral, essas constatações contrariam os ganhos reportados por estudos realizados sobre a tecnologia como determinante de custos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Roberto Reichelt Ayres, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Marcos Antônio de Souza, PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Controladoria e Contabilidade, Professor e Coordenador do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos 

References

AMEH, Oko John; SOYINGBE, Aliu Adebayo; ODUSAMI, Koleola Tunwase. Significant factors causing cost overruns in telecommunication projects in Nigeria. Journal of Construction in Developing Countries, n. 2, p. 49-67, 2010.

BANKER, Rajiv D.; POTTER, Gordon; SCHROEDER, Roger G. An empirical analysis of manufacturing overhead cost drivers. Journal of Accounting and Economics, v. 19, n. 1, p. 115-137, 1995. http://dx.doi.org/10.1016/0165-4101(94)00372-C

BJORNENAK, Trond. Understanding cost differences in the public sector: a cost drivers approach. Management Accounting Research, v. 11, n. 2, p. 193-211, 2000. http://dx.doi.org/10.1006/mare.2000.0128

BRASIL. Decreto nº 4.901, de 26 de novembro de 2003. Institui o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4901.htm> Acesso em: 27 de setembro de 2014.

__________. Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006. Dispõe sobre a implantação do SBTVD-T, estabelece diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens e do serviço de retransmissão de televisão, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5820.htm>. Acesso em: 27 de setembro de 2014.

BRITTOS, Valério Cruz; CRUZ, Ângelo Fernando; ALVES, Milene Corrêa, GOULART, Diego Garcia. TV digital, publicidade e audiência. Verso e Reverso, v. 25, n. 58, p. 13-21, 2011.

BRITTOS, Valério Cruz; BOLAÑO, Cesar Ribeiro Siqueira. TV digital, potencialidades e disputas. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 28, n. 1, p. 41-61, 2012.

CINQUINI, Lino; TENUCCI, Andrea. Strategic management accounting and business strategy: a loose coupling? Journal of Accounting & organizational change, v. 6, n. 2, p. 228-259, 2010. http://dx.doi.org/10.1108/18325911011048772

COKINS, Gary; CAPUSNEANU, Sorinel. Cost drivers - evolution and benefits. Theoretical and Applied Economics, v. 17, n. 8, p. 7-16, 2010.

COOPER, Robin; KAPLAN, Robert Samuel. How cost accounting distorts product costs. Management Accounting, v 69, n. 10, p. 20-27, 1988.

COSTA, Simone Alves. Análise de custos de concorrentes: um estudo dos determinantes de custos no setor de eletroeletrônicos. 2011. 196 f Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

DIEHL, Carlos Alberto; MIOTTO, Genossi Rauch; SOUZA, Marcos Antonio de. Análise da tecnologia das aeronaves como determinante de custos no setor de aviação comercial brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 12, n. 35, p. 191-207, 2010.

FARSI, Mehdi; FETZ, Aurelio; FILIPPINI, Massimo. Economies of scale and scope in local public transportation. Journal of Transport Economics and Policy, p. 345-361, 2007.

FOSTER, George; GUPTA, Mahendra. Manufacturing overhead cost driver analysis. Journal of Accounting and Economics, v. 12, n. 1, p. 309-337, 1990. http://dx.doi.org/10.1016/0165-4101(90)90052-6

GIL, Antonio Carlos; Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAHN, Robert; SINGER, Hal. Why the iPhone won't last forever and what the government should do to promote its successor. Journal on Telecomm. & High Tech. L., v. 8, p. 313, 2010.

HÖFFLER, Felix. Cost and benefits from infrastructure competition: estimating welfare effects from broadband access competition. Telecommunications Policy, v. 31, n. 6, p. 401-418, 2007. http://dx.doi.org/10.1016/j.telpol.2007.05.004

HOLANDA, Vitor Branco; Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 4, p. 791-820, 2010.

KUMAR, Ashvine; SHAFABI, Khanpur. Strategic cost management–suggested framework for 21st Century. Journal of Business and Retail Management Research, v. 5, nº 2, p. 118-130, 2011.

LANGFIELD-SMITH, Kim. Strategic management accounting: how far have we come in 25 years? Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 21, n. 2, p. 204-228, 2008. http://dx.doi.org/10.1108/09513570810854400

MATTOS, Sergio. A televisão digital, a convergência, a produção e distribuição de conteúdos para celulares e receptores móveis. Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Bahia, n. 3, p. 102-112, 2009.

MICULESCU, Corina; MICULESCU, Marius Nicolae. Strategic management of costs the main tool of competitive advantage in the current economic environment. Economics Science Series, v. 18, n. 2, p. 863-869, 2012.

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2 ed. Florianópolis, UFSC, 2005.

PORTER, Michael Eugene. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro, Campus, 1989.

ROCHA, Welington. Contribuição ao estudo de um modelo conceitual de sistema de informação de gestão estratégica. 1999. 148 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

ROSLENDER, Robin; HART, Susan. J. In search of strategic management accounting: theoretical and field study perspectives. Management Accounting Research, v. 14, n. 3, p. 255-279, 2003. http://dx.doi.org/10.1016/S1044-5005(03)00048-9

SHANK, John K.; GOVINDARAJAN, Vijay. Gestão estratégica de custos. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

SILVI, Riccardo. Knowledge management: A strategic cost management perspective. Economia Aziendale Online, n. 1, p. 1-26, 2012. http://dx.doi.org/10.4485/ea2038-5498.1-26

SIMMONDS, Kenneth. Strategic management accounting. Management Accounting. v. 59, n. 4, p. 26-29, 1981.

SOUZA, Marcos Antonio de; MEZZOMO, Franciele. Determinantes de custos em empresas de pequeno porte do setor moveleiro: Um estudo em empresas da serra gaúcha. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 4, n.1, p. 131-149, 2012.

SOUZA, Marcos Antônio de; ZAMBON, Edson Pedro; PINHEIRO, Gilson Elias Neves. Tecnologia 3G como determinante de custos: estudo em uma operadora de telefonia móvel. In: TMS Algarve – Tourism & Management Studies International Conference, 2014, Algarve, Anais…Portugal.

STRAUBHAAR, Joseph; LaROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

WEAVER, Marcia; DEOLALIKAR, Anil. Economies of scale and scope in Vietnamese hospitals. Social science & medicine, v. 59, n. 1, p. 199-208, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/j.socscimed.2003.10.014

TURNEY, Peter B. B.; ANDERSON, Bruce. Accounting for continuous improvement. Massachusetts. MIT Sloan Management Review, v. 30, nº 2, p.37-47, 1989.

VENDRUSCOLO, Maria Ivanice; ALVES, Tiago Wickstrom. Estudo da economia de escala do setor de telecomunicações móveis do Brasil pós-privatizações. Revista Contabilidade & Finanças, v. 20, n. 49, p. 63-78, 2009.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2016-02-11

How to Cite

Ayres, P. R. R., & Souza, M. A. de. (2016). TECNOLOGIA COMO DETERMINANTE DE CUSTO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA TELEVISIVA. Revista Universo Contábil, 11(4), 27–43. Retrieved from https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5081

Issue

Section

National Section