A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS RESPONSABILIDADES DE UM CONTADOR
Mots-clés :
Vestibulando, Habilidades, Áreas atuação do contador.Résumé
A escolha da profissão é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Possuir informações adequadas, livres de estereótipos e vieses é igualmente importante, tanto para o futuro profissional, quanto para a sociedade em geral que irá usufruir dos serviços por ele prestados. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as habilidades e conhecimentos que os alunos de ensino médio julgam necessários para a atuação do contador, bem como comparar se tais habilidades e conhecimentos são convergentes para aqueles preconizados pela IFAC (International Federation of Accountants), que visa a alcançar a melhoria na profissão e aperfeiçoamento dos profissionais na área contábil. A pesquisa foi realizada com os alunos de ensino médio, no ano de 2013. A população composta por 12 escolas públicas, localizadas na cidade de Uberlândia-MG, obtendo-se um total de 841 respondentes. Os resultados evidenciaram que a percepção dos alunos do ensino médio converge para muitas habilidades descritas pela IFAC, com maior concordância para as habilidades técnicas e funcionais. Os achados deste estudo indicam que os alunos não conhecem a amplitude da área de atuação dos profissionais da contabilidade, o que poderá afetar a escolha profissional dos mesmos. Conclui-se que existe um estereótipo em relação ao profissional contábil, tendo em vista que os alunos entendem que o contador atua principalmente com conteúdos da área de exatas, o que pode intimidar aqueles que não gostam de tal área. Assim, o estudo contribui por promover a reflexão e disseminação sobre as habilidades e conhecimentos preconizados pelos órgãos ligados à educação contábil, envolvendo a percepção de alunos de ensino médio, futuros profissionais, quanto à atuação do profissional contábil.
Téléchargements
Références
BRASIL. Resolução CNE/ CES nº. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CÂMARA DE EDUDAÇÃO SUPERIOR. Legislação Republicana Brasileira. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2013.
CARDOSO, J. L.; SOUZA, M. A.; ALMEIDA, L. B. de. Perfil do Contador na atualidade: um estudo exploratório. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3 n. 3, p. 275-284, set/dez. 2006.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Pesquisa perfil do profissional da contabilidade 2012/13 / Conselho Federal de Contabilidade. Brasília: CFC, 2013. Disponível em: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/12/livro_perfil_2013_web2.pdf. Acesso em: 14 fev. 2014.
______. Resolução CFC nº 560/83, de 28 de outubro de 1983. Dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Disponível em: Acesso em: 14 fev. 2014.
EVANGELISTA, A.A. O currículo dos cursos de Ciências Contábeis e o mercado de trabalho para o profissional contador. 2005.147p. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo,2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (IFAC). Proposed International Education Standard (IES) 3, 2012. New York. Disponível em: <http://www.ifac.org/sites/default/files/publications/files/IES%203%20Exposure%20Draft%20and%20Memo_VDRAFT2-formatted%20(3)_0.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2013.
MARTINS, N. T. F.; LEAL, E. A. Habilidades e Competências Requeridas do Contador: um estudo com os egressos do Curso de Ciências Contábeis. In: Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis–AdCont, 3., 2012. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, out. 2012.
LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 10, p. 147-159, jul/dez., 2008.
LEMES, D. F. ; MIRANDA, G. J. Habilidades Profissionais do Contador Preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do Triângulo Mineiro. Advances in Scientific and Applied Accounting, v.7, n.2, p. 293-316, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2014070206
MARIN, T. I. S.; LIMA, S. J.; CASA NOVA, S. P. C. Formação do contador o que o mercado quer, é o que ele tem? In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 11., 2011, São Paulo. Anais ... São Paulo: FIPECAFI, 2011.
MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MIRANDA, G.J; LEAL, E. A; MEDEIROS, C. R. O; LEMES, S. Representações sociais de vestibulandos: (RE) Construindo o Estereótipo dos profissionais da Contabilidade. In: Congresso ANPCONT, 7., 2013, Fortaleza. Anais... Fortaleza, jun. 2013.
OTT, E; CUNHA, J V. A; CORNACHIONE JUNIOR, E. B; MENDES DE LUCA, M. M. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da Área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 22, n. 57, p. 338-356, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007
PIRES, C. B.; OTT, E; DAMACENA, C. A formação e a demanda do mercado de trabalho do contador na região metropolitana de Porto Alegre-RS. BASE- Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 7, n.4, p. 315-327, out./dez. 2010.
SCARPIN, M. A.; ALMEIDA, W. C. Graduandos de Ciências Contábeis e sua carreira profissional. Revista de Estudos Contábeis, v. 1, n. 1, p. 24-37, 2010.
TAMER, C. M. V. S.; VIANA, C. C.; SOARES, L. A. C. F.; LIMA, M. S. Perfil do Profissional Contábil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo no norte do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 9. n.3, p.143-162 jul./set. 2013. DOI:10.4270/ruc.2013326
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.