INFORMAÇÃO CONTÁBIL E BETA DE MERCADO

Auteurs-es

  • Ana Luísa Gambi Cavallari Amorim GRT Finance - Group for Research and Teaching in Finance FEA-RP/USP
  • Iran Siqueira Lima USP - Universidade de São Paulo
  • Tabajara Pimenta Junior USP - Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Beta Contábil, Beta de Mercado, Eficiência Informacional.

Résumé

A hipótese de mercado eficiente e diversos modelos de precificação de ativos trouxeram o conceito de que a nova informação relevante exerce um efeito imediato sobre o preço de um título, alterando expectativas quanto ao seu risco, medido como beta de mercado. Os números contábeis parecem exibir uma relação com o risco de mercado das empresas e, portanto, podem fornecer uma estimativa complementar que ajude a reduzir o erro de estimação dos betas de mercado. Este trabalho foi desenvolvido para investigar se os betas contábeis de uma empresa possuem relação com seu risco sistemático, calculado como beta de mercado. Para a realização do estudo foram selecionadas 87 empresas, listadas na BM&FBovespa, de 15 setores econômicos, com dados do período entre 1995 e 2013. Foi utilizado o cálculo da regressão dos retornos dos títulos e do Ibovespa para calcular os betas de mercado e 14 variáveis contábeis para os betas contábeis. Com a aplicação da Correlação de Pearson, os resultados mostraram relação entre menores betas de mercado com menor endividamento, maior liquidez e maior folga financeira. Mostraram ainda que os betas contábeis podem ser utilizados como uma proxy dos betas de mercado, sob determinadas condições. Foi possível constatar, ainda, que alguns betas contábeis exibem relações mais consistentes com os betas de mercado, como os que consideram as variáveis Lucro Antes do Imposto de Renda, Market to Book, Endividamento e Liquidez. A conclusão é a de que estas são as variáveis que melhor explicam a relação existente entre os betas contábeis e de mercado das empresas brasileiras de capital aberto e listadas em bolsa.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ana Luísa Gambi Cavallari Amorim, GRT Finance - Group for Research and Teaching in Finance FEA-RP/USP

Doutorado em Contabilidade (FEA/USP), Mestrado em Administração (FEA-RP/USP), Graduada em Administração (FEA-RP/USP).

Iran Siqueira Lima, USP - Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.

Tabajara Pimenta Junior, USP - Universidade de São Paulo

Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Administração da FEA-RP/USP, na área de Finanças. Doutor em Finanças (FEA/USP) e Mestre em Engenharia Mecânica (EESC/USP). Graduado em Engenharia Mecânica (EESC/USP) e Administração (FEA-RP/USP).

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Publié-e

2014-12-30

Comment citer

Amorim, A. L. G. C., Lima, I. S., & Pimenta Junior, T. (2014). INFORMAÇÃO CONTÁBIL E BETA DE MERCADO. Revista Universo Contábil, 10(4), 128–143. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4188

Numéro

Rubrique

Seção Nacional