CARACTERÍSTICAS DO GUIDANCE NAS MAIORES COMPANHIAS ABERTAS DO BRASIL

Auteurs-es

  • Isac de Freitas Brandão Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

Mots-clés :

Guidance, Disclosure Voluntário, Isomorfismo, Companhias Abertas.

Résumé

O guidance consiste na prática empresarial de divulgação voluntária das projeções sobre o desempenho futuro. O presente estudo busca conhecer as principais características do guidance divulgado pelas companhias listadas na BM&FBovespa. Com base na Teoria Institucional e no disclosure voluntário, assumiu-se a hipótese de que o guidance evidenciado pelas empresas brasileiras sofre influências institucionais. Foram analisadas 96 das 100 maiores companhias de capital aberto brasileiras em valor de mercado no ano 2011, por meio de análise de conteúdo, estatística descritiva e testes de associação não paramétricos. Os resultados indicaram que 44,8% das empresas evidenciam projeções, sendo que 38,5% também fazem análise das projeções referentes a períodos passados. Constatou-se, ainda, que a prática do guidance é mais comum entre as empresas listadas no segmento Novo Mercado e nos setores Construção e transporte e Consumo não cíclico. Os testes estatísticos indicam que as projeções evidenciadas possuem natureza predominantemente quantitativa, com periodicidade anual e voltada para o curto prazo. Os indicadores projetados são estimados em valor absoluto ou intervalar, tendo natureza diversa, com destaque para aspectos operacionais, econômico-financeiros e de investimentos. Esses resultados mostram que a prática do guidance ainda é pouco adotada pelas maiores companhias do Brasil, e que as projeções evidenciadas seguem um padrão específico, sugerindo a presença de isomorfismo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Isac de Freitas Brandão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP e Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará – UFC

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará – UFC

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Publié-e

2014-12-30

Comment citer

Brandão, I. de F., De Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. de. (2014). CARACTERÍSTICAS DO GUIDANCE NAS MAIORES COMPANHIAS ABERTAS DO BRASIL. Revista Universo Contábil, 10(4), 106–127. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4158

Numéro

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Seção Nacional