RELATO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTE E COMPETITIVIDADE: ENQUADRAMENTO TEÓRICO
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Mots-clés :
Relato da responsabilidade social das empresas, ambiente, desenvolvimento sustentável, teoria da legitimidadeRésumé
A globalização dos negócios e a sua turbulência contribuíram para a degradação do meio envolvente da sociedade, quer em nível ambiental quer social. As organizações, que actuam em mercados cada vez mais competitivos, procuram responder com criatividade, flexibilidade e inovação, para criar novas oportunidades de negócios, sem avaliarem o impacto das externalidades que introduzem na economia e na sociedade em geral. Os mercados só recentemente começaram a valorizar o respeito que é devido à preservação do ambiente, dos direitos dos cidadãos e do planeta terra. Para a sustentabilidade dos negócios devem ser tomadas decisões éticas, sociais e ambientais, para as quais os gestores necessitam de informação atempada e pertinente. Hoje existem modelos de relato daquelas dimensões, já testados e adaptados a diferentes meios envolventes específicos, e aceitos pela sociedade. Neste sentido, este artigo pretende apresentar as ligações existentes entre o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade dos negócios, levados à prática pelas organizações socialmente responsáveis, e os modelos de relato da responsabilidade social das empresas mais conhecidos. Procura-se contribuir para que os decisores conduzam as organizações com tomada de decisões éticas e responsáveis que lhes tragam benefícios que têm como consequência a melhoria do bem-estar social e interno da organização, na medida em que a redução de custos a médio prazo, se reflectirá em aumento de competitividade, logo em vantagens competitivas.
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