RELATO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTE E COMPETITIVIDADE: ENQUADRAMENTO TEÓRICO

Autores/as

  • Jorge José Martins Rodrigues ISCAL
  • Maria Manuela Rebelo Duarte ISCAL

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palabras clave:

Relato da responsabilidade social das empresas, ambiente, desenvolvimento sustentável, teoria da legitimidade

Resumen

A globalização dos negócios e a sua turbulência contribuíram para a degradação do meio envolvente da sociedade, quer em nível ambiental quer social. As organizações, que actuam em mercados cada vez mais competitivos, procuram responder com criatividade, flexibilidade e inovação, para criar novas oportunidades de negócios, sem avaliarem o impacto das externalidades que introduzem na economia e na sociedade em geral. Os mercados só recentemente começaram a valorizar o respeito que é devido à preservação do ambiente, dos direitos dos cidadãos e do planeta terra. Para a sustentabilidade dos negócios devem ser tomadas decisões éticas, sociais e ambientais, para as quais os gestores necessitam de informação atempada e pertinente. Hoje existem modelos de relato daquelas dimensões, já testados e adaptados a diferentes meios envolventes específicos, e aceitos pela sociedade. Neste sentido, este artigo pretende apresentar as ligações existentes entre o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade dos negócios, levados à prática pelas organizações socialmente responsáveis, e os modelos de relato da responsabilidade social das empresas mais conhecidos. Procura-se contribuir para que os decisores conduzam as organizações com tomada de decisões éticas e responsáveis que lhes tragam benefícios que têm como consequência a melhoria do bem-estar social e interno da organização, na medida em que a redução de custos a médio prazo, se reflectirá em aumento de competitividade, logo em vantagens competitivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge José Martins Rodrigues, ISCAL

Jorge José Martins Rodrigues nasceu em 1958. Casado, uma filha. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Gestão (1985), pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, Portugal. Economista. Professor Coordenador no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador na UNIDE/ISCTE, registado na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos.

Como actividade científica participa em júris de doutoramento e de mestrado, intervém em eventos científicos com apresentação de comunicações, publicação de artigos em revistas com referee, de capítulos em livro, working papers, e outras publicações.

É autor dos livros Corporate Governance: Uma introdução (Edições Pedago, 2008) e Corporate Governance: retomar a confiança perdida Escolar Editora, 2009). É co-autor e co-organizador do livro Responsabilidade Social das OrganizaçõesPerspectivas de Investigação: Banca – Empresas Não Financeiras – Indicadores (Edições Pedago, 2008).

Tem como áreas de interesse e de ensino: gestão global e estratégia, governabilidade organizacional, responsabilidade social e ética das organizações, marketing, finanças empresariais, planeamento e controlo de gestão, avaliação do desempenho das organizações. Contacto: jjmring@gmail.com

Maria Manuela Rebelo Duarte, ISCAL

Doutora em Gestão, na especialidade de Contabilidade, pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Citas

BÄCKSTRAND, K. Multi-stakeholder partnerships for sustainable development: rethinking legitimacy, accountability and effectiveness. European Environment - The Journal of European Environmental Policy, v. 16, n. 5, p. 290-306, 2006. http://dx.doi.org/10.1002/eet.425

BARON, D. P. Business and its environment: international edition. 6. ed. New Jersey: Prentice Hall, 2010.

CAPRON, M.; QUAIREL-LANOIZELÉE, F. La responsabilité sociale d’entreprise. Paris : Éditions La Découverte, 2007.

COMISSÃO EUROPEIA. Livro Verde – Promover um Quadro Europeu para a Responsabilidade Social das Empresas (366). Bruxelas, Comissão Europeia, 2001.

COMISSÃO EUROPEIA. Código de Conduta (347). Bruxelas: Comissão Europeia, 2002.

DEEGAN, C. Introduction: the legitimising effect of social and environmental disclosures – a theoretical foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 15, n. 3, p. 282-311, 2002. http://dx.doi.org/10.1108/09513570210435852

DEMPSEY, M. An agenda for window-dressing or for radical change? Working Paper, Nathan, Griffith University, 1999.

DONNELLY, J. H. ; GIBSON, J. L. ; IVANCEVICH, J. M. Administração: princípios de gestão empresarial. 10. ed. Lisboa: McGraw-Hill, 2003.

DRUCKER, P. F. The essential of Drucker. New York, Harper Business, 2003.

DUARTE, M. M. R.; RODRIGUES, J. Responsabilidade social e ambiental das empresas: relato e divulgação de informação. Lisboa: Escolar Editora (no prelo), 2011.

DUARTE, M. M. R. Os sistemas de informação ambiental e a gestão de excelência. Colecção Teses. Lisboa: Universidade Lusíada Editora, 2006.

FRIEDMAN, M. The social responsibility of business is to increase its profits. The New York Times Magazine, Sep., 1970.

GLOBAL REPORTING INICIATIVE. Reporting Framework Downloads. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2008.

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. Earth enterprise tool kit, 1994. Disponível em: 15 maio 2008.

PAVA, M. L.; KRAUSZ, J. Criteria for evaluating the legitimacy of corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, v. 16, n. 3, p. 337-347, 1997. http://dx.doi.org/10.1023/A:1017920217290

REBELO, M. J.; RODRIGUES, J. J. M.; RAMALHO, J. E. P.; PATRAQUIM, P. Contributo das políticas públicas, em Portugal, para o Desenvolvimento da Responsabilidade Social das Organizações. In: NEVES, A. O. (Coord.). Cadernos Sociedade e Trabalho, XI - Responsabilidade Social das Organizações. GEP/Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, 2009. pp. 157-182.

REGO, A.; MOREIRA, J. M.; SARRICO, C. Gestão ética e responsabilidade social das empresas. Cascais, Principia, 2003.

RODRIGUES, J. Avaliação do desempenho das organizações. Lisboa: Escolar Editora, 2010.

RODRIGUES, J. Corporate Governance: uma introdução. Lisboa: Ed. Pedago, 2008.

SROUR, R. H. Ética empresarial – a gestão da reputação – posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campos, 2003.

SWIFT, T. Trust, reputation and corporate accountability to stakeholders. Business Ethics: A European Review, v. 10, n. 1, p. 16-26, 2001. http://dx.doi.org/10.1111/1467-8608.00208

UNITED NATIONS. The Brundtland Report. World Commission on Environment and Development, 1987. Disponível em: <http://www.brundtlandnet.com/brundtlandreport.htm>. Acesso em: 15 maio 2008.

UNITED NATIONS WORKING GROUP. International Standards of Accounting and Repporting, 1998.

ZIMMERMAN, M. A.; ZEITZ, G. J. Beyond survival: achieving new venture growth building legitimacy. Academy of Management Review, v. 27, n. 3, p. 414-431, 2002. http://dx.doi.org/10.2307/4134387

Publicado

2011-10-30

Cómo citar

Rodrigues, J. J. M., & Duarte, M. M. R. (2011). RELATO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTE E COMPETITIVIDADE: ENQUADRAMENTO TEÓRICO. Revista Universo Contábil, 7(4), 138–155. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Número

Sección

Sección Internacional