SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NA PRESENCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.2022123

Mots-clés :

Satisfação, Modalidades de Ensino, Ciências Contábeis, Ensino Superior

Résumé

Este estudo compara a satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis nas modalidades de Educação a Distância e Presencial. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados em abril de 2019. Foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados, mais precisamente a estatística do Alpha de Cronbach, análise fatorial por componentes principais e regressão logística binária. Os resultados indicaram que o índice de satisfação é menor para os estudantes da modalidade a distância. Também mostraram como é relevante o envolvimento do professor para a satisfação dos estudantes. O estudo contribui para a literatura de satisfação nos cursos de Ciências Contábeis na Educação a Distância em comparação com a Educação Presencial e para o debate do modelo de educação superior que se quer no Brasil, mais especificamente na área contábil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Abrahamson, C. E. (1998) Issues in interactive communication in distance education. College Student Journal. [online] 32 (1) 33-42.
Allen, M., Bourhis, J., Burrell, N., & Mabry, E. (2002) Comparing student satisfaction with distance education to traditional classrooms in higher education: A meta-analysis. The American Journal of Distance Education, 16 (2) 83-97. doi: 10.1207/S15389286AJDE1602_3
Alonso, K. M. (2010) A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: Dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade. 31(113), 1319-1335. doi: 10.1590/S0101-73302010000400014
Beaghan, J. P. (2007) Distance learning in accounting courses from the student's perspective (1999-2006). Journal of College Teaching & Learning, 4 (12). doi: 10.3200/JOEB.79.6.360-366
Belloni, M. L. (2005) Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, 3 (1), 187-198. doi: 10.1590/S1981-77462005000100010
Bernard, R. M., Abrami, P. C., & Lou, Y. (2004) How does distance education compare with classroom instruction? A meta-analysis of the empirical literature. Review of Educational Research, 74(3), 379-439. doi: 10.3102/00346543074003379
Beuren, I. M., Cunha, P. R., Theiss, V., & Cordeiro, A. (2013) Percepção dos discentes da disciplina de contabilidade introdutória: uma análise por meio da entropia informacional em diferentes cursos de graduação. Revista de Contabilidade e Organizações, 19(1) 70-85. doi: 10.11606/rco.v7i19.62890
Bittencourt, I. M., & Mercado, L. P. L. (2014) Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do curso piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 22(83), 465-504. doi: 10.1590/S0104-40362014000200009
Bolliger, D. U., & Erichsen, E. A. (2013) Student satisfaction with blended and online courses based on personality type. Canadian Journal of Learning and Technology, 39 (1), 1-23. doi: 10.21432/t2b88w
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Brasil. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006.
Brasil. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 2019.
Caetano, C. C. R., Cardoso, T. A. O., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2015) Desempenho no Enade em ciências contábeis: ensino a distância (EAD) versus presencial. Revista Universo Contábil, 11(4), 147-165. doi:10.4270/ruc.2015436
Carmo, R. O. S., & Franco, A. P. (2019) Da docência presencial à docência online: Aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, 35 (e210399), 1-29. doi: 10.1590/0102-4698210399
Conrad, C., Deng, Q., & Caron, I. (2022) How student perceptions about online learning difficulty influenced their satisfaction during Canada's covid response. British Journal of Educational Technology, 53, 534-557. doi: 10.1111/bjet.13206.
Cornachione Jr., E. B., & Silva, M. (2001) Tecnologia da educação: Análises envolvendo experimentos a distância e presenciais em disciplinas de cursos de contabilidade. Revista de Contabilidade do Mestrado de Ciências Contábeis da UERJ, 6(1), 17-39. doi: 10.12979/rcmccuerj.v6i1.7294
Cunha, P. R., Gomes, G., & Beck, F. (2016) Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: Estudo em universidades públicas de Santa Catarina. Revista Contabilidade Vista e Revista, 27 (1) 42-62.
Dellana, S. A., Collins, W. H., & West, D. (2000) On-line education in a management science cou rse-effectiveness and performance factors. Journal of Education for Business, 76(1), 43-47. doi: 10.1080/08832320009599049
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil.
Ferreira, M., & Carneiro, T. C. J. (2015) A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: Análise do sistema universidade aberta do Brasil. Educação Unisinos, 19(2), 228-242. doi: 10.4013/edu.2015.192.07.
Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013a) Satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: Estudo em uma faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4(2), 102-123. doi: 10.15603/2176-9583/refae.v4n2p102-123
Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013b) Equações estruturais aplicadas ao grau de satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: Estudo em uma faculdade do sudoeste do Paraná. Revista Brasileira de Administração Científica, 4(1), 18-32. doi: 10.6008/ESS2179‐684X.2013.001.0002.
Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., Lima, S. L. L., & Walter, S. A. (2020) Satisfação dos acadêmicos de ciências contábeis: Um estudo com equações estruturais. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 19(1), 75-98. doi: 10.18593/race.20220
Hermida, J. F., & Bonfim, C. R. de S. (2006) A educação a distância: História, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, 166-181.
Herrador-Alcaide, T. C., Hernández-Solís, M., & Galván, S. (2019) Feelings of satisfaction in mature students of financial accounting in a virtual learning environment: An experience of measurement in higher education. International. Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(20), 1-19. doi: 10.1186/s41239-019-0148-z
Howard, J. R. (2002) Do college students participate more in discussion in traditional delivery courses or in interactive telecourses? A preliminary comparison. The Journal of Higher Education, 73(6), 764-780. doi: 10.1080/00221546.2002.11777180
Inep. (2021) Censo da Educação Superior 2021. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf.
Klozovski, M. L. (2013) Um estudo comparativo entre estudantes do ensino presencial e do ensino a distância sobre percepção de valor e satisfação na disciplina de contabilidade geral. Dissertação. Universidade Federal do Paraná. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30303. 2019.
Klug, Y. S., Machado, D. G., Menezes, G. R., & Lemos, V. S. (2018) Ensino Superior em Contabilidade: Análise da influência da modalidade de ensino no desempenho discente conforme Enade e CPC. In: XVIII USP International Conference in Accounting. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://congressousp.fipecafi.org/anais/18UspInternational/ArtigosDownload/821.pdf.
Kotler, P. (1998) Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Atlas.
Liu, Y. (2007) A comparative study of learning styles between online and traditional students. Journal of Educational Computing Research, 37(10), 41-63. doi: 10.2190/TJ34-6U66-8L72-2825.
Lacerda, A. L., & Silva, T. (2015) Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 321-342. doi: 10.1590/S2176-6681/337812844
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A., & Brasil, M. L. A. V. (2014) Satisfação dos acadêmicos com o curso de ciências contábeis: Um estudo em instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Apllied Accounting, 7(3), 407-431. doi: 10.14392/asaa.2014070305.
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Terres, J. C., Camozatto, E. S., & Semann, J. S. (2018) Satisfação dos alunos com o curso de ciências contábeis: Uma análise em diferentes instituições de ensino. Revista Ambiente Contábil, 10(1), 293-307. doi: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663.
Lopes, A. M., Grossi, M. G. R., Oliveira, P. O. S., & Galvão, R. R. O. (2014). Geração internet: Quem são e para que vieram. Um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Ciencia y Sociedad. 9(26), 39-54.
Mahmood, A., Mahmood, S. T., & Malik, A. B. (2012) A comparative study of student satisfaction level in distance learning and live classroom at higher education level. Turkish Online Journal of Distance Education, 13(1), 128-136. doi: 10.17718/TOJDE.41382
Marcuzzo, M. M. V., Gubiani, J. S., Lopes, L. F. D., Almeida, D. M., & Corrêa, J. S. (2017) Educação a distância: Construções que contribuem para a satisfação do aluno da Universidade Federal de Santa Maria. Competência – Revista de Educação Superior do Senac-RS, 10(1), 105-124. doi: 10.24936/2177-4986.v10n1.2017.475
Melchert, C. R. M. (2015) A Educação a distância como instrumento de tecnologia social: Relações com a educação sociocomunitária. Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
Mugnol, M. (2009) A educação a distância no Brasil: Conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, 9(27), 335-349. doi:10.7213/rde.v9i27.3589.
Muller, S. H., Schuster, H. A., & Zonatto, V. C. S (2017) Oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos de custos: Uma análise com base na percepção dos discentes. Administração: Ensino e Pesquisa, 18(2), 301-344. doi: 10.13058/raep.2017.v18n2.535
Nascimento, L. P., Czykiel, R., & Figueiró, P. (2013) Presencial ou a distância: A modalidade de ensino influencia na aprendizagem? Administração: Ensino e Pesquisa, 14(20), 311-341. doi: 10.13058/raep.2013.v14n2.67
Navarro, P., & Shoemaker, J. (2000) Policy issues in the teaching of economics in cyberspace: Research design, course design, and research results. Contemporary Economic Policy, 18 (3) 359-366. doi: 10.1111/j.1465-7287.2000.tb00032.x
Ozkan, S., & Koseler, R. (2009) Multi-dimensional students evaluation of e-learning systems in the higher education context: An empirical investigation. Computers & Education, 53 (4) 1285-1296. doi: 10.1109/FIE.2009.5350590
Paswan, A. K., &Young, J. A. (2002) Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education. [online] 24 (3) 193-202. doi: 10.1177/0273475302238042
Peters, D. M., Wieder, B., & Sutton, S. G. (2018) Organizational improvisation and the reduced usefulness of performance measurement BI functionalities. International Journal of Accounting Information Systems, 29, 1-15. doi: 10.17718/tojde.445115
Richartz, M. S., Ensslin, S. R., Valmorbida, S. M. I., & Cardoso, T. L. (2017) Satisfação de discentes no curso de ciências contábeis em universidades públicas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 12(2), 46-62. doi: 10.21446/scg_ufrj.v12i2.13405
Roach, V., & Lemasters, L. (2006) Satisfaction with online learning: A comparative descriptive study. Journal of Interactive Online Learning, 5 (3) 317-332.
Rovai, A. P. (2003) A practical framework for evaluating online distance education programs. Internet and Higher Education, 6, 109-124. doi: 10.1016/S1096-7516(03)00019-8
Rovai, A. P., Ponton, M. K., Derrick, M. G., & Davis, J. M. (2006) Student evaluation of teaching in the virtual and traditional classrooms: A comparative analysis. Internet and Higher Education, 9, 23-35. doi: 10.1016/j.iheduc.2005.11.002
Rowley, J. (2003) Designing student feedback questionnaries. Quality Assurance in Education, 11(3), 142-149. doi: 10.1108/9684880310488454
Rurato, P. (2011). As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): Apresentação de um instrumento e contextualização. In: Reis, P. & Silva, F. (eds) Cibertextualidades, 4, Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos, 55-71.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013) Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.
Saunders, G. (2004). Accounting chairpersons compare distance learning delivery methodologies. Journal of Applied Business Research, 20(4), 99-108. doi: 10.19030/jabr.v20i4.2228
Segenreich, S. C. D. (2009) ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições, 20 (2), 205-222. doi: 10.1590/S0103-73072009000200013
Semesp. (2021). Mapa do ensino superior. https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/evasao/.
Shee, D. Y., & Wang, Y, S. (2008) Multi-criteria evaluation of the web-based e-learning system: A methodology based on learner satisfaction and its applications. Computers & Education, 50 (3), 894-905. doi: 10.1016/j.compedu.2006.09.005
Souza, S. A., & Reinert, J. N. (2010) Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, 15 (1), 159-176. doi: 10.1590/S1414-40772010000100009
Speklé, R. F., & Verbeeten, F. H. M. (2014) The use of performance measurement systems in the public sector: Effects on performance. Management Accounting Research, 25 (2) 131-146. doi: 10.1016/j.mar.2013.07.004
Stack, S. (2015) Learning outcomes in an online vs traditional course. International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, 9 (1), 1-18. doi: 10.20429/ijsotl.2015.090105
Vieira, K. M., Kunkel, F. I. R., & Mallmann, E. M. (2013) Satisfação dos estudantes de educação a distância da UFSM: Uma análise multifatorial. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. [online] 12 (12), 2617-2632. doi: 10.1590/S1519-70772008000300006
Vieira, K. M., Milach, F. T., & Huppes, D. (2008) Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: Um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças.19, 65-76. doi: 10.1590/S1519-70772008000300006
Walter, S. A., Tontini, G., & Domingues, M. J. C. S. (2005) Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração.
Wu, J., Tennyson, R. D., & Hsia, T. (2010) A study of student satisfaction in a blended e-learning system environment. Computers & Education, 55, 155-164. doi: 10.1016/j.compedu.2009.12.012
Ylinen, M., & Gullkvist, B. (2014) The effects of organic and mechanistic control in exploratory and exploitative innovations. Management Accounting Research, 25 (1) 93-112. doi: 10.1016/j.mar.2013.05.001

Publié-e

2024-01-30

Comment citer

Morgan, B. F., Souza, L. de M., Silva Alves Borges, R., & Alves Moreira Rosa, M. (2024). SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NA PRESENCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Universo Contábil, 18. https://doi.org/10.4270/ruc.2022123

Numéro

Rubrique

Seção Nacional