SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NA PRESENCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.2022123Mots-clés :
Satisfação, Modalidades de Ensino, Ciências Contábeis, Ensino SuperiorRésumé
Este estudo compara a satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis nas modalidades de Educação a Distância e Presencial. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados em abril de 2019. Foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados, mais precisamente a estatística do Alpha de Cronbach, análise fatorial por componentes principais e regressão logística binária. Os resultados indicaram que o índice de satisfação é menor para os estudantes da modalidade a distância. Também mostraram como é relevante o envolvimento do professor para a satisfação dos estudantes. O estudo contribui para a literatura de satisfação nos cursos de Ciências Contábeis na Educação a Distância em comparação com a Educação Presencial e para o debate do modelo de educação superior que se quer no Brasil, mais especificamente na área contábil.
Téléchargements
Références
Allen, M., Bourhis, J., Burrell, N., & Mabry, E. (2002) Comparing student satisfaction with distance education to traditional classrooms in higher education: A meta-analysis. The American Journal of Distance Education, 16 (2) 83-97. doi: 10.1207/S15389286AJDE1602_3
Alonso, K. M. (2010) A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: Dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade. 31(113), 1319-1335. doi: 10.1590/S0101-73302010000400014
Beaghan, J. P. (2007) Distance learning in accounting courses from the student's perspective (1999-2006). Journal of College Teaching & Learning, 4 (12). doi: 10.3200/JOEB.79.6.360-366
Belloni, M. L. (2005) Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, 3 (1), 187-198. doi: 10.1590/S1981-77462005000100010
Bernard, R. M., Abrami, P. C., & Lou, Y. (2004) How does distance education compare with classroom instruction? A meta-analysis of the empirical literature. Review of Educational Research, 74(3), 379-439. doi: 10.3102/00346543074003379
Beuren, I. M., Cunha, P. R., Theiss, V., & Cordeiro, A. (2013) Percepção dos discentes da disciplina de contabilidade introdutória: uma análise por meio da entropia informacional em diferentes cursos de graduação. Revista de Contabilidade e Organizações, 19(1) 70-85. doi: 10.11606/rco.v7i19.62890
Bittencourt, I. M., & Mercado, L. P. L. (2014) Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do curso piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 22(83), 465-504. doi: 10.1590/S0104-40362014000200009
Bolliger, D. U., & Erichsen, E. A. (2013) Student satisfaction with blended and online courses based on personality type. Canadian Journal of Learning and Technology, 39 (1), 1-23. doi: 10.21432/t2b88w
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Brasil. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006.
Brasil. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 2019.
Caetano, C. C. R., Cardoso, T. A. O., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2015) Desempenho no Enade em ciências contábeis: ensino a distância (EAD) versus presencial. Revista Universo Contábil, 11(4), 147-165. doi:10.4270/ruc.2015436
Carmo, R. O. S., & Franco, A. P. (2019) Da docência presencial à docência online: Aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, 35 (e210399), 1-29. doi: 10.1590/0102-4698210399
Conrad, C., Deng, Q., & Caron, I. (2022) How student perceptions about online learning difficulty influenced their satisfaction during Canada's covid response. British Journal of Educational Technology, 53, 534-557. doi: 10.1111/bjet.13206.
Cornachione Jr., E. B., & Silva, M. (2001) Tecnologia da educação: Análises envolvendo experimentos a distância e presenciais em disciplinas de cursos de contabilidade. Revista de Contabilidade do Mestrado de Ciências Contábeis da UERJ, 6(1), 17-39. doi: 10.12979/rcmccuerj.v6i1.7294
Cunha, P. R., Gomes, G., & Beck, F. (2016) Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: Estudo em universidades públicas de Santa Catarina. Revista Contabilidade Vista e Revista, 27 (1) 42-62.
Dellana, S. A., Collins, W. H., & West, D. (2000) On-line education in a management science cou rse-effectiveness and performance factors. Journal of Education for Business, 76(1), 43-47. doi: 10.1080/08832320009599049
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil.
Ferreira, M., & Carneiro, T. C. J. (2015) A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: Análise do sistema universidade aberta do Brasil. Educação Unisinos, 19(2), 228-242. doi: 10.4013/edu.2015.192.07.
Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013a) Satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: Estudo em uma faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4(2), 102-123. doi: 10.15603/2176-9583/refae.v4n2p102-123
Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013b) Equações estruturais aplicadas ao grau de satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: Estudo em uma faculdade do sudoeste do Paraná. Revista Brasileira de Administração Científica, 4(1), 18-32. doi: 10.6008/ESS2179‐684X.2013.001.0002.
Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., Lima, S. L. L., & Walter, S. A. (2020) Satisfação dos acadêmicos de ciências contábeis: Um estudo com equações estruturais. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 19(1), 75-98. doi: 10.18593/race.20220
Hermida, J. F., & Bonfim, C. R. de S. (2006) A educação a distância: História, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, 166-181.
Herrador-Alcaide, T. C., Hernández-Solís, M., & Galván, S. (2019) Feelings of satisfaction in mature students of financial accounting in a virtual learning environment: An experience of measurement in higher education. International. Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(20), 1-19. doi: 10.1186/s41239-019-0148-z
Howard, J. R. (2002) Do college students participate more in discussion in traditional delivery courses or in interactive telecourses? A preliminary comparison. The Journal of Higher Education, 73(6), 764-780. doi: 10.1080/00221546.2002.11777180
Inep. (2021) Censo da Educação Superior 2021. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf.
Klozovski, M. L. (2013) Um estudo comparativo entre estudantes do ensino presencial e do ensino a distância sobre percepção de valor e satisfação na disciplina de contabilidade geral. Dissertação. Universidade Federal do Paraná. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30303. 2019.
Klug, Y. S., Machado, D. G., Menezes, G. R., & Lemos, V. S. (2018) Ensino Superior em Contabilidade: Análise da influência da modalidade de ensino no desempenho discente conforme Enade e CPC. In: XVIII USP International Conference in Accounting. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://congressousp.fipecafi.org/anais/18UspInternational/ArtigosDownload/821.pdf.
Kotler, P. (1998) Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Atlas.
Liu, Y. (2007) A comparative study of learning styles between online and traditional students. Journal of Educational Computing Research, 37(10), 41-63. doi: 10.2190/TJ34-6U66-8L72-2825.
Lacerda, A. L., & Silva, T. (2015) Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 321-342. doi: 10.1590/S2176-6681/337812844
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A., & Brasil, M. L. A. V. (2014) Satisfação dos acadêmicos com o curso de ciências contábeis: Um estudo em instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Apllied Accounting, 7(3), 407-431. doi: 10.14392/asaa.2014070305.
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Terres, J. C., Camozatto, E. S., & Semann, J. S. (2018) Satisfação dos alunos com o curso de ciências contábeis: Uma análise em diferentes instituições de ensino. Revista Ambiente Contábil, 10(1), 293-307. doi: 10.21680/2176-9036.2018v10n1ID11663.
Lopes, A. M., Grossi, M. G. R., Oliveira, P. O. S., & Galvão, R. R. O. (2014). Geração internet: Quem são e para que vieram. Um estudo de caso. Revista Iberoamericana de Ciencia y Sociedad. 9(26), 39-54.
Mahmood, A., Mahmood, S. T., & Malik, A. B. (2012) A comparative study of student satisfaction level in distance learning and live classroom at higher education level. Turkish Online Journal of Distance Education, 13(1), 128-136. doi: 10.17718/TOJDE.41382
Marcuzzo, M. M. V., Gubiani, J. S., Lopes, L. F. D., Almeida, D. M., & Corrêa, J. S. (2017) Educação a distância: Construções que contribuem para a satisfação do aluno da Universidade Federal de Santa Maria. Competência – Revista de Educação Superior do Senac-RS, 10(1), 105-124. doi: 10.24936/2177-4986.v10n1.2017.475
Melchert, C. R. M. (2015) A Educação a distância como instrumento de tecnologia social: Relações com a educação sociocomunitária. Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
Mugnol, M. (2009) A educação a distância no Brasil: Conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, 9(27), 335-349. doi:10.7213/rde.v9i27.3589.
Muller, S. H., Schuster, H. A., & Zonatto, V. C. S (2017) Oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas que abrangem conteúdos de custos: Uma análise com base na percepção dos discentes. Administração: Ensino e Pesquisa, 18(2), 301-344. doi: 10.13058/raep.2017.v18n2.535
Nascimento, L. P., Czykiel, R., & Figueiró, P. (2013) Presencial ou a distância: A modalidade de ensino influencia na aprendizagem? Administração: Ensino e Pesquisa, 14(20), 311-341. doi: 10.13058/raep.2013.v14n2.67
Navarro, P., & Shoemaker, J. (2000) Policy issues in the teaching of economics in cyberspace: Research design, course design, and research results. Contemporary Economic Policy, 18 (3) 359-366. doi: 10.1111/j.1465-7287.2000.tb00032.x
Ozkan, S., & Koseler, R. (2009) Multi-dimensional students evaluation of e-learning systems in the higher education context: An empirical investigation. Computers & Education, 53 (4) 1285-1296. doi: 10.1109/FIE.2009.5350590
Paswan, A. K., &Young, J. A. (2002) Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education. [online] 24 (3) 193-202. doi: 10.1177/0273475302238042
Peters, D. M., Wieder, B., & Sutton, S. G. (2018) Organizational improvisation and the reduced usefulness of performance measurement BI functionalities. International Journal of Accounting Information Systems, 29, 1-15. doi: 10.17718/tojde.445115
Richartz, M. S., Ensslin, S. R., Valmorbida, S. M. I., & Cardoso, T. L. (2017) Satisfação de discentes no curso de ciências contábeis em universidades públicas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 12(2), 46-62. doi: 10.21446/scg_ufrj.v12i2.13405
Roach, V., & Lemasters, L. (2006) Satisfaction with online learning: A comparative descriptive study. Journal of Interactive Online Learning, 5 (3) 317-332.
Rovai, A. P. (2003) A practical framework for evaluating online distance education programs. Internet and Higher Education, 6, 109-124. doi: 10.1016/S1096-7516(03)00019-8
Rovai, A. P., Ponton, M. K., Derrick, M. G., & Davis, J. M. (2006) Student evaluation of teaching in the virtual and traditional classrooms: A comparative analysis. Internet and Higher Education, 9, 23-35. doi: 10.1016/j.iheduc.2005.11.002
Rowley, J. (2003) Designing student feedback questionnaries. Quality Assurance in Education, 11(3), 142-149. doi: 10.1108/9684880310488454
Rurato, P. (2011). As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): Apresentação de um instrumento e contextualização. In: Reis, P. & Silva, F. (eds) Cibertextualidades, 4, Ensino à Distância: Desafios Pedagógicos, 55-71.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013) Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.
Saunders, G. (2004). Accounting chairpersons compare distance learning delivery methodologies. Journal of Applied Business Research, 20(4), 99-108. doi: 10.19030/jabr.v20i4.2228
Segenreich, S. C. D. (2009) ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições, 20 (2), 205-222. doi: 10.1590/S0103-73072009000200013
Semesp. (2021). Mapa do ensino superior. https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/evasao/.
Shee, D. Y., & Wang, Y, S. (2008) Multi-criteria evaluation of the web-based e-learning system: A methodology based on learner satisfaction and its applications. Computers & Education, 50 (3), 894-905. doi: 10.1016/j.compedu.2006.09.005
Souza, S. A., & Reinert, J. N. (2010) Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, 15 (1), 159-176. doi: 10.1590/S1414-40772010000100009
Speklé, R. F., & Verbeeten, F. H. M. (2014) The use of performance measurement systems in the public sector: Effects on performance. Management Accounting Research, 25 (2) 131-146. doi: 10.1016/j.mar.2013.07.004
Stack, S. (2015) Learning outcomes in an online vs traditional course. International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, 9 (1), 1-18. doi: 10.20429/ijsotl.2015.090105
Vieira, K. M., Kunkel, F. I. R., & Mallmann, E. M. (2013) Satisfação dos estudantes de educação a distância da UFSM: Uma análise multifatorial. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. [online] 12 (12), 2617-2632. doi: 10.1590/S1519-70772008000300006
Vieira, K. M., Milach, F. T., & Huppes, D. (2008) Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: Um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças.19, 65-76. doi: 10.1590/S1519-70772008000300006
Walter, S. A., Tontini, G., & Domingues, M. J. C. S. (2005) Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração.
Wu, J., Tennyson, R. D., & Hsia, T. (2010) A study of student satisfaction in a blended e-learning system environment. Computers & Education, 55, 155-164. doi: 10.1016/j.compedu.2009.12.012
Ylinen, M., & Gullkvist, B. (2014) The effects of organic and mechanistic control in exploratory and exploitative innovations. Management Accounting Research, 25 (1) 93-112. doi: 10.1016/j.mar.2013.05.001
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.