EFICIÊNCIA EM EDUCAÇÃO DOS GOVERNOS LOCAIS BRASILEIROS: A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL AJUDA?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.2022103

Mots-clés :

Eficiência, Educação, Qualidade da Informação Contábil, Municípios

Résumé

Esta pesquisa teve por objetivo investigar o efeito da qualidade da informação contábil na eficiência técnica em educação dos municípios brasileiros. Os procedimentos metodológicos utilizados foram quantitativos em dois estágios. A amostra da pesquisa foi formada por 3.401 municípios com dados do ano de 2019. A qualidade da informação contábil foi mensurada pela Secretaria do Tesouro Nacional, obtida no Ranking de qualidade da informação contábil edição de 2020. No primeiro estágio, a eficiência técnica foi mensurada pelo método Data Envelopment Analysis (DEA) e a detecção e o tratamento dos outliers foram feitos pela técnica Jackstrap. No segundo estágio, a eficiência técnica foi explicada por meio de regressão beta inflacionada. A análise de robustez foi realizada por regressão múltipla, estimada pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e matriz de covariância robusta (HC4). A pesquisa concluiu que a qualidade da informação contábil teve um efeito negativo na eficiência técnica robusta em educação dos municípios brasileiros, ou seja, a qualidade da informação contábil está correlacionada com a redução da eficiência técnica em educação dos municípios Além disso, a pesquisa identificou que os municípios possuem baixa eficiência técnica em educação, sendo influenciada, negativamente, pelo Produto Interno Bruto (PIB) municipal, pela capacitação dos professores, pela complexidade da gestão das escolas e pelo esforço docente.

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Publié-e

2023-03-30

Numéro

Rubrique

Seção Nacional