A CONCESSÃO DE CRÉDITO COMERCIAL NO BRASIL LEVA À MELHORIA DA LUCRATIVIDADE?
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.2023116Mots-clés :
Estratégia Empresarial, Concessão de Crédito Comercial, Lucratividade., Empresas abertas brasileirasRésumé
O estudo examina a relação entre a concessão de crédito comercial (CCC), um potencial componente da estratégia empresarial, e a lucratividade das empresas, medida pelo retorno sobre ativos (ROA). A amostra consistiu em 2.090 observações de empresas brasileiras de capital aberto. Os dados foram analisados em painel, primeiramente com efeitos fixos, indicando tanto relação positiva entre CCC e ROA como diferenças entre três setores econômicos – bens primários, intermediários e finais. Contudo, devido à preocupação quanto à endogeneidade, foi estimado um modelo de efeitos fixos com variáveis instrumentais. Assim, confirmou-se a relação positiva CCC com ROA. Além disso, diferentemente de estudos anteriores, foi encontrada também uma relação quadrática negativa. Houve maior impacto positivo em empresas cujo valor concedido para crédito de clientes é proporcionalmente menor em relação ao ativo total. No entanto, não se confirmou a diferença de relações entre setores econômicos. A contribuição teórica se dá no campo da estratégica empresarial por meio de ações que implicam avaliação de riscos de crédito comercial, que geram ações integradas das funções financeira e comercial. A contribuição prática se dá na otimização de fluxos de caixa pelos gestores financeiros e no estímulo a práticas mais criteriosas e pontuais de concessão de crédito comercial.
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