CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA FORMAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL
Palabras clave:
Linha de pesquisa, Ensino contábil, Ensino superior.Resumen
O objetivo do estudo foi realizar uma descrição do cenário da linha de pesquisa em Ensino Contábil no Brasil, no intuito de identificar características da referida área de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento dos dados disponíveis nos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos currículos lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da estratégia de pesquisa dos doutores titulados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que defenderam suas teses nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante podendo ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, Leia das Graças Camargo. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, 2005. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br. Acesso em: 07 mai. 2014.
APOSTOLOU, Barbara; DORMINEY, Jack W.; HASSELL, John M.; WATSON, Stephanie F. Accounting education literature review (2010-2012). Journal of Accounting Education. jun. 2013.Disponível em: http://www.sciencedirect.com. Acesso em: 30 jun. 2013.
ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. A educação contábil e a formação dos docentes do curso superior de ciências contábeis no Brasil. Relatório de Pesquisa Acadêmico apresentado ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para obtenção do certificado de estágio pós-doutoral. UFSCar, São Carlos, Brasil. 2011.
ATKINSON, Anthony; SHAFFIR, Willian. Standards for field research in management accounting. Journal of Management Accounting Research, 1998. Disponível em: http://www.ssrn.com. Acesso em: 04 mar. 2012.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
BONFIM, Marisse Dizaró. Aspectos gerais da produção científica dos programas stricto sensu em contabilidade no Brasil: um estudo baseado nas teses e dissertações. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2013.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, abr/jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.org.br. Acesso em: 09 jan. 2014.
BOTELHO, André. O poder ideológico: Bobbio e os intelectuais. Lua Nova, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 03 fev. 2014.
CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octávio Ribeiro; RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. RAE, 2005. Disponível em: http://www.rae.fgv.br. Acesso em: 14 abr. 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 1651. Tradução MONTEIRO, J.P.; SILVA, M.B.N. Disponível em: http://www.dhnet. org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf. Acesso em: 18 jun. 2014.
IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; CARVALHO, Luis Nelson de. Contabilidade: aspectos relevantes da epopéia de sua evolução. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br. Acesso em: 18 jan. 2014.
LOCKE, John. An essay on human understanding. 1694. Disponível em:http://www2.hn.psu.edu/faculty/jmanis/locke/humanund.pdf. Acesso em: 19 jul. 2014.
MARTINS, Eliseu; IUDICIBUS, Sérgio de. 30 anos de doutorado em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, jun.2007. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 08 jun. 2012.
MARTINS, Eliseu; LISBOA, Lázaro Plácido. Ensaio sobre cultura e diversidade contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, Rio de Janeiro, mar/abr. 2005. Disponível em: http://www.cfc.org.br. Acesso em: 28 jul. 2014.
MASETTO, Marcos T; GAETA, Cecília. Docência com profissionalidade no ensino superior. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and humanities research medium, Ituiutaba, jul/dez. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br. Acesso em 04 jul. 2014.
MIRANDA, Gilberto José; SANTOS, Luciana de Almeida Araújo; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. A pesquisa em educação contábil: Produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista de Contabilidade & Finanças, São Paulo, jan/abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 18 ago. 2013.
NÓVOA, Antonio. Universidade e formação docente. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.org. Acesso em 18 abr. 2014.
OLIVEIRA, Diego Taveira; SANTANA, Cláudio Moreira; ARAUJO NETO, Luiz Medeiros; ARAÚJO, João Davi Cordeiro. Pesquisa em contabilidade no Brasil: estudo bibliométrico de três periódicos. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, dez. 2012. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br. Acesso em 05 maio 2014.
OLIVEIRA, Marcelle Colares. Análise dos periódicos Brasileiros de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, maio/ago. 2002. Diponível em: http://www.scielo.org. Acesso em 09 jan. 2014.
PIERRE, Kent St.; WILSON, Richard M. S.; RAVENSCROFT, Susan P.; REBELE, James E.. The role of accounting education research in our discipline – an editorial. Issues in Accounting Education, maio 2009. Disponível em: http://www.aaapubs.org. Acesso em 11 nov. 2013.
RICCIO, Edson Luiz; CARASTAN, Jacira Tudora; SAKATA, Marici Gramacho. Accounting Research in Brazilian Universities: 1962 – 1999. Caderno de estudos, São Paulo, set/dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br . Acesso em: 13 mar. 2014.
RUSSELL, Bertrand. Power. A new social analysis. London, George Allen and Unwin, 1938. Disponível em: https://archive.org/details/poweranewsociala022256mbp. Acesso em: 18 jul. 2014.
SILVA, Sibele Leandra Penna; FARONI, Walmer. Meta-análise da produção científica sobre ensino e pesquisa em ciências contábeis. Anais. In: VIII Convibra Administração, 2011.
WALTER, Silvana Anita, et al. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em Contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, Blumenau, out/dez. 2009. Disponível em: http://bu.furb.br. Acesso em: 22 jan. 2013.
ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.